Angela Davis 80 anos: Curta! e CurtaOn exibem documentário em homenagem à ativista

A filósofa e ativista Angela Davis




NO ANIVERSÁRIO DA FILÓSOFA NORTE-AMERICANA, SAIBA COMO ASSISTIR A 'LIBERTEM ANGELA DAVIS' NO CANAL OU, DE FORMA GRATUITA, NO STREAMING
 

A professora, filósofa, escritora e ativista norte-americana Angela Davis está completando 80 anos em 26 de janeiro próximo. Fundamental na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos nas décadas de 1960 e 1970, suas ideias influenciam gerações – sobretudo de mulheres pretas – até hoje. Em homenagem a ela, o Curta! exibe "Libertem Angela Davis". O filme também está no CurtaOn – Clube de Documentários. Novos assinantes do streaming no Prime Video Channels – da Amazon – e em seu site oficial têm sete dias de degustação gratuita. A plataforma também faz parte da Claro TV+.
 

O documentário, dirigido por Shola Lynch, busca retratar a vida e a luta de Angela Davis em defesa dos direitos humanos, especialmente das mulheres e dos negros. O filme volta a 1970, e mostra o delicado momento em que ela, uma jovem professora universitária nascida no Alabama, de repente se vê entre as dez pessoas mais procuradas pelo FBI.
 

Naquele ano, Davis estava envolvida com os Panteras Negras para conquistar o apoio da sociedade em defesa de três prisioneiros negros. Devido a uma suposta ligação da ativista em uma tentativa de fuga que acabou na morte de um juiz, ela se torna a mulher mais caçada dos Estados Unidos, numa busca acompanhada de perto – e com alarde – pela imprensa. Após dois meses escondida, Davis foi presa em Nova York, acusada de conspiração, sequestro e homicídio.
 

A partir de então, é iniciada uma grande campanha por sua libertação que moveu diversos setores da sociedade e até gerou composições musicais de John Lennon e dos Rolling Stones. Davis acabou sendo inocentada em um julgamento cujas discussões foram além de seu processo, se estendendo sobre o racismo e as condições em que viviam os negros na sociedade norte-americana. Até hoje, Angela Davis é símbolo na luta pelos direitos civis. A exibição no Curta! é no dia temático Sextas de História e Sociedade, 26 de janeiro, às 22h.
 

Sextas de História e Sociedade

22h – "Libertem Angela Davis" (Documentário)

O documentário retrata a vida de Angela Davis, professora universitária nascida no Alabama e conhecida pelo seu interesse na defesa dos direitos humanos. Ao ficar do lado de três prisioneiros negros nos anos 1970, ela entra para a lista das dez pessoas mais procuradas do FBI e se torna a mulher mais caçada dos Estados Unidos. Diretores: Shola Lynch. Duração: 97 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 27 de janeiro, sábado, às 2h; 28 de janeiro, domingo, às 14h50; 29 de janeiro, segunda-feira, às 16h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

Imersão internacional