II FESTIVAL NACIONAL DA SANFONA DE SÃO RAIMUNDO NONATO CONTA COM O APOIO CULTURAL DO Oi FUTURO


 

·         Projeto cultural apoiado pelo Oi Futuro  através do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, participa das comemorações dos 100 anos de emancipação de São Raimundo Nonato;

 

·          O festival, que já faz parte do calendário cultural do município, incrementa a oferta de eventos qualificados que valorizam também o artista da terra;

         

·         Segunda edição do "Festival Nacional da Sanfona" proporciona, além dos shows com convidados especiais, concurso de Sanfoneiros e oficinas de rabeca, cordel, xilogravura, bonecos, violão e acordeon

        

 

O II Festival Nacional da Sanfona de São Raimundo Nonato, desenvolvido pela Associação Para Uma Vida Presente, com apoio do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, através do programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mobiliza a cidade de São Raimundo Nonato entre os dias 24 e 26 de agosto com uma programação vasta que engloba shows musicais, concurso de sanfoneiros, oficinas de rabeca, cordel, xilogravura, violão, acordeon, bonecos e exposição de livros de autores piauienses.

 

Nesta segunda edição, o festival se entrelaça nas comemorações do centenário de São Raimundo Nonato, como parte da programação oficial das homenagens à data. "Essa participação só faz crescer ainda mais a nossa responsabilidade no fazer do festival. A escolha da pauta e o compromisso dos organizadores são pontos essenciais para garantirmos o sucesso do evento. E além do mais, os festejos dos 100 anos de emancipação afetarão diretamente em uma adesão maior do público presente. A nossa expectativa é que cresça cerca de 30% comparado com o de 2011, ano que o festival nasceu", ressalta a coordenadora do evento, Samara Negreiros. O concurso de Sanfoneiros tem destaque na programação. A organização quer dobrar o número de inscritos com relação a 2011 que contou com 15 candidatos.

 

São Raimundo Nonato nunca mais foi o mesmo depois que o Festival Nacional da Sanfona aportou na cidade com o propósito de incrementar a oferta de eventos culturais. A iniciativa fez ressurgir o encanto do som da sanfona. Velhos e novos sanfoneiros se unem e proporcionam um espetáculo único que valoriza o público que prestigia a cada etapa do encontro. No ano de estreia do festival a troca de experiência falou mais alto e deu um toque especial em cada apresentação. Os sanfoneiros ousam nos teclados de uma arte que resgata as melodias do sertão nordestino.

 

O Festival Nacional da Sanfona além de representar um novo marco na agenda cultural do município também interfere na sua economia, já que a cada ano cresce o número de visitantes. Em 2011 foi registrado 3 mil turistas. Para este ano, a estimativa é que chegue a 5 mil durante os dias do evento. "É previsível que evento desse porte estimule os negócios e faça crescer economicamente a cidade. Essa evolução mexe diretamente com os músicos que passam aplicar mais cursos e aceleram as vendas dos instrumentos musicais. Isso é muito salutar" , defende Samara.

 

O brilho que o festival traz à São Raimundo Nonato é indiscutível. No entanto, o município, considerado museu do homem americano, tem atrativos ambientais que fazem a diferença. São Raimundo se orgulha em ter em suas terras o Parque Nacional da Serra da Capivara, área de maior concentração de sítios pré-históricos do continente americano que reúne peças arqueológicas e paleontológicas, painéis fotográficos e informações antropológicas. O museu a céu aberto é Patrimônio Cultural da Humanidade-UNESCO.

 

 

Confira a programação do II Festival Nacional da Sanfona

 

Shows / Concurso de Sanfoneiro

DIA 24 

21h30 – 1ª Semifinal do concurso de interpretação de sanfona.

23h – Grupo "3 Contigo" e Wagner Ribeiro e o Valor de PI

DIA 25

21h30 – 2ª Semifinal do concurso de interpretação de sanfona.

23h – João Cláudio Moreno -  Waldonys -  Waldemar do Acordeom

DIA 26 

18h – Espetáculo de Teatro de Bonecos, com Chagas Vale

21h30 – Final do concurso de interpretação de sanfona.

23h – Clã Brasil e Orquestra Tamoio.

Local  -  Av. dos Estudantes – Centro

Oficinas / Exposição   

Oficina de Produção de Rabeca (confecção), com Valdecir Braga (músico e luthier)
Período: 06 a 17/08
Horário: 08h às 12h e 14h às 18h  

Oficina de Rabeca (música), com Wanya Sales (violinista e rabequeira)
Período: 20 a 24/08

Oficina de Literatura de Cordel, com Profª Ilza Bezerra
Período: 24 e 25/08
Horário: 08h às 12h e 14h às 18h 

.

Oficina de Xilogravura, com Jeferson Soares Barbosa
Período: 24 e 25/08
Horário: 08h às 12h e 14h às 18h

.

Oficina de Violão, com Josué Costa
Período: 24 e 25/08
Horário: 10h às 12h e 16h às 18h

Oficina de Acordeon, com Ivan Silva
Período: 24 e 25/08
Horário: 10h às 12h e 16h às 18h

Oficina de Bonecos, com Chagas Vale
Período: 24 e 25/08
Horário: 08h às 12h e 14h às 18h .

 

Exposição de Livros de Autores Piauienses   

Palestra com o prof. Cineas Santos sobre literatura piauiense
Data:  25/08

Local: UESPI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado