Globo ocupa Casa da Cultura de Paraty durante a Flip



 

Programação gratuita terá debates sobre estilos literários, gênero e produção em novas plataformas, além de exibição de filmes e show. Fernanda Torres, Maria Camargo e Jorge Furtado participam de conversa sobre adaptações

 

A Globo vai ocupar a Casa da Cultura de Paraty durante a 15ª Festa Literária Internacional de Paraty – Flip, que acontece de 26 a 30 de julho. Pela primeira vez, a emissora promoverá dois dias de programação no espaço, entre sessões comentadas de minidocumentários, mesas de discussão sobre gênero, produção literária em diferentes estilos, música e novas plataformas de publicação, além de pocket show.

 

Com o objetivo de apresentar novos nomes da literatura ao público, será realizada a 4ª edição do ciclo Páginas Anônimas – A literatura que o Brasil faz e você desconhece. Jovens autores e produtores independentes participarão de conversas sobre prosa, poesia e música.

 

Com mediação de Antônio Prata, 'Páginas Anônimas – Prosa' reúne Paloma Amorim, Evanilton Gonçalves e Geovani Martins para debater influências e inspirações em suas produções. A mesa sobre poesia reúne os poetas Caio Camacho, Maria Isabel Iorio e João Pedro Fagerlande para falar sobre suas diferentes experiências com o gênero. A mediação será de Bianca Ramoneda. Pela primeira vez, o projeto 'Páginas Anônimas' vai incluir a música na pauta, convidando artistas que vem chamando atenção dentro da cena independente com suas letras fortes e performances marcantes. Rodrigo Fonseca apresenta o papo entre Blackyva, Ana Frango Elétrico e Matheus Torreão. Eles participarão de um pocket show após a mesa.  

 

Além de abrir espaço a novos autores, a programação da Globo na Casa da Cultura vai propor discussões sobre outros dois temas: gênero e a escrita em novas plataformas digitais.  A mesa 'Corpo: Artigo Indefinido' – desdobramento de uma plataforma de reflexão sobre gênero, que incluiu o lançamento de um caderno e um fórum, realizado pela emissora em junho – reunirá Gabriela Moura, do coletivo feminista Não Me Khalo, a pesquisadora Jaqueline Gomes de Jesus e a crítica literária Beatriz Resende para falar sobre feminismo, população LGBTQIA e desconstrução do machismo. E em 'Literatura em Todas as Plataformas', Cássio Aguiar, fundador da TRENDR no Medium; Chris Salles, autora de sucesso no Wattpad; e Anderson França, escritor e empreendedor social, para falar sobre a expansão da leitura em novos meios e o envolvimento com o público jovem.

 

Numa parceria com Amazon.com.br e Companhia das Letras, a Globo lança o e-Book de 'O homem que sabia javanês', de Lima Barreto – autor homenageado da Flip este ano – dentro do projeto 'Assista a Esse Livro'. A iniciativa, que possibilita uma forma inovadora de ler e-Books, oferecerá ao leitor cenas conectadas da adaptação de Guel Arraes, Jorge Furtado e João Falcão produzida pela emissora em 1994, com Marco Nanini no elenco. O lançamento será acompanhado de debate sobre adaptação literária com os roteiristas Maria Camargo e Jorge Furtado e a atriz e escritora Fernanda Torres e mediação de Edney Silvestre. O público presente ganhará senhas para baixar o e-Book gratuitamente.

 

Nos dois dias de atividades haverá, ainda, sessões comentadas de seis minidocumentários produzidos por jovens de Paraty como resultado das oficinas realizadas pela Globo na cidade em junho. A iniciativa, uma parceria com a Casa Azul e o Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologias, retratou personagens locais, como forma de valorização do território e da cultura local por meio do audiovisual. Entre as histórias contadas está a do seu Américo, que decidiu cuidar por conta própria da conservação da Estrada Real para preservar a memória cultural da região.

 

A cobertura da programação da Globo na Flip será feita pelas mídias sociais da Globo e no sitehttp://redeglobo.globo.com/

 

Serviço:

 

Local: Casa da Cultura

Endereço: Rua Dona Geralda, 157 - Centro Histórico, Paraty

Horário: 10h às 20h

Entrada gratuita, com senhas distribuídas no local.

 

Dia 28/07 (sexta-feira)

 

10h às 11h – Sessão de Cinema: Minidocs Paratyé

 

Vinte e um jovens participaram de uma oficina de minidocumentários em Paraty, em junho, e tiveram como desafio realizar seis vídeos, contando histórias de personagens locais. Os minidocs serão exibidos em duas sessões de cinema comentadas.

 

11h15 às 13h – Mesa Páginas Anônimas: a literatura que o Brasil faz e você desconhece | Prosa

 

Paloma Amorim, Evanilton Gonçalves e Geovani Martins debatem influências e inspirações com mediação de Antônio Prata.

 

 

15h às 16h45 – Mesa 'Literatura em Todas as Plataformas'

 

Encontro entre escritores que estão fazendo sucesso ao escrever em novas mídias e novos formatos. Participam Cássio Aguiar, Chris Salles e Anderson França, com mediação de Cauê Fabiano.

 

17h às 18h45 – Mesa Páginas Anônimas: a literatura que o Brasil faz e você desconhece | Música

 

Artistas que vem chamando atenção no cenário da música independente, Blackyva, Ana Frango Elétrico e Matheus Torreão falam sobre suas letras fortes e performances no palco. Às 19h eles fazem pocket show.

 

29 de julho (sábado)

 

10h às 11h45 – Mesa Páginas Anônimas: a literatura que o Brasil faz e você desconhece | Poesia

 

Bianca Ramoneda comanda a conversa sobre poesia com os escritores Caio Camacho, Maria Isabel Iorio e João Pedro Fagerlande.

 

12h às 13h45 – Lançamento Assista a Esse Livro: 'O homem que sabia javanês'

 

Maria Camargo, Jorge Furtado e Fernanda Torres falam sobre adaptações literárias no lançamento do e-Book do conto 'O homem que sabia javanês', de Lima Barreto, parte do projeto 'Assista a Esse Livro'. Mediação de Edney Silvestre.

 

15h às 16h – Sessão de Cinema: Minidocs Paratyé

 

Segunda sessão de cinema com exibição dos minidocumentários produzidos por jovens de Paraty.

 

16h15 às 18h – Mesa 'Corpo: Artigo Indefinido'

 

Roda de conversa com Gabriela Moura, Jaqueline Gomes de Jesus e Beatriz Resende sobre questões de gênero e literatura.



--
Line-UP - Divulgação de Programação e Distribuição de Canais de TV.
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

INVESTIGADOR PARTICULAR FAMOSO POR SUAS ARTIMANHAS, BRIAN WOLFE RECONSTITUI CASOS DE SEU ARQUIVO EM SÉRIE INÉDITA

BIS estreia terceira temporada de "Versões" em 19 de julho