Destaques da programação de 9 a 15 de maio de 2010. Radio MEC




Destaque da Semana

Sala de Concerto – 17h05
MEC FM - 98,9 Mhz
Fernanda Canaud

A pianista Fernanda Canaud é a atração do Sala de Concerto desta semana. Para esta apresentação a artista selecionou um repertório que inclui: Noturno Op. 72, póstumo, em Mi Menor; e Estudo Op. 10 nº 12- Revolucionário, de Chopin; Coração que Sente, de Ernesto Nazareth; Valsa Capricho, de Barroso Neto; Valsa de Esquina nº 1, de Francisco Mignone; Prenda Minha- Brasiliana nº 4, Pretensiosa e Toccata, de Radamés Gnattali; Paulista nº 1, de Cláudio Santoro; Lembrança (balada), de Fernanda Canaud e Sonata nº 1, de Prokofiev.
Graduada na Pró-Arte e na Escola de Música da UFRJ, Fernanda Chaves Canaud venceu oito concursos nacionais de piano e obteve bolsa para estudar em Moscou. De 1988 a 2001 fez doutorado nos EUA. É professora da Escola de Música Villa-Lobos e fundou, em 2002, a Escola Superior de Música da Universidade Cândido Mendes de Nova Friburgo. Já atuou ao lado de alguns dos maiores solistas brasileiros, como Raphael Rabello, Joel Nascimento, Turíbio Santos, Paulo Sérgio Santos e Edgard Duvivier.
O Sala de Concerto é transmitido, ao vivo, todas as sextas, diretamente do Estúdio Sinfônico Maestro Alceo Bocchino, da Rádio MEC, com a presença do público. A entrada é franca, e as senhas são distribuídas a partir das 16h.
Rádio MEC FM
Praça da República nº 141-A – Centro.
Produção e apresentação Lauro Gomes.
Saiba mais
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora)
Ouça a MEC FM ao vivo

Outros Destaques

DOMINGO, 9 de MAIO

Som Infinito – 7h
MEC FM - 98,9 MHz
Sexto Domingo da Páscoa

Neste domingo uma missa de coroação na Veneza do século XVI, com obras pascais de Andrea e Giovanni Gabrieli. Participação de Gabrieli Consort and Players e direção de Paul McCreesh.
Produção e apresentação Félix Ferrà.
Saiba mais
Página do programa
Ouça a MEC FM ao vivo

A Arte de Leda Coelho de Freitas – 12h
MEC FM - 98,9 Mhz
O segundo programa da série traz além de depoimentos da cantora Leda Coelho de Freitas um repertório que inclui: Debussy, trechos da ópera L'Enfant Prodigue, Ária de Lia, tendo ao piano Marina de Moura Peixoto. Esta peça é comentada pelo barítono Inácio De Nonno. Na sequencia, acompanhada de Murilo Santos ao piano, Leda interpreta Paris Est au Roi, de um compositor anônimo do século XVIII. De Carlos Gomes, trechos da ópera Fosca , Dueto Orfana e Sola, com as sopranos Leda Coelho de Freitas e Aracy Bellas Campos, e a Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio MEC. Regente Nino Stinco. De Fauré, Dans Les Ruines D'une Abbaye, Aurore, Ici-Bas, Au Bord de L'eau, Poeme d'un Jour: Rencontre, Toujours, Adieu, Chanson Du PêCheur (lamento), La Rose e Autonne. Todas com Murillo Santos ao piano.
Produção e apresentação Lauro Gomes.
Domingos, ao meio-dia.
Saiba mais:
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora)
Ouça a MEC FM ao vivo

Ópera Completa – 15h
MEC FM - 98,9 Mhz
Armida
Ópera Armida tem música de Gioachino Rossini e texto, em italiano, de Giovanni Schmidt baseado no poema épico Gerusalemme Liberata (Jerusalém Libertada), de Torquato Tasso. A obra tem três estreias que marcaram sua trajetória. A primeira, a mundial, aconteceu em Nápoles, na Itália, no Teatro San Carlo, em de novembro de 1817. A estreia estadunidense ocorreu em Tulsa/ Oklahoma, no Tulsa Opera, em 29 de fevereiro de 1992 e, em 12 de abril de 2010 no Metropolitan Opera de Nova York.
No elenco: Maestro,Ricardo Frizza; Armida, Renée Fleming; Rinaldo, Lawrence Brownlee;Goffredo, Bruce Ford; Gernando, José Manuel Zapata;Carlo, Barry Banks e Ubaldo, Kobie van Rensburg.
Produção e apresentação Weber Duarte.
Saiba mais:
Página do programa
Ouça a MEC FM ao vivo

Mapa Mundi – 0h
MEC FM - 98,9 MHz
A cada semana, o programa explora a música e a história de um lugar diferente do mundo construindo uma verdadeira geografia do som.
O programa é uma parceria institucional com a Rádio Cultura FM de São Paulo.
Produção e apresentação Cíntia Gusmão.
Saiba mais:
Página do programa
Ouça a MEC FM ao vivo

SEGUNDA-FEIRA, 10 de MAIO

Ouvindo Música – 21h30
MEC AM 800kHz
Na segunda, 10, a série faz uma análise de como o naipe de cordas (violinos, viola e violoncelo) é usado na música popular. O programa também apresenta comentários a respeito do estilo frevo e sobre o termo contracanto. Esta edição vem com um desafio para o ouvinte: descobrir quais os instrumentos musicais presentes nos arranjos.
Na terça, 11, o programa é dedicado a temas de trilhas sonoras do cinema nacional – 1ª parte: análise de músicas presentes nos filmes A Ostra e o Vento, Central do Brasil, Cidade de Deus e Eu, Tu, Eles.
Na quarta, 12, acompanhe um estudo sobre a capacidade do violão fazer a harmonia e a melodia ao mesmo tempo. E ainda: comentários a respeito da clarineta e dos violões com cordas de aço.
Na quinta, 13, uma edição dedicada aos hinos de clubes de futebol do Brasil. Quais as características específicas dos arranjos dessas músicas? Conheça os hinos criados por Lamartine Babo e aprecie as canções dos times Flamengo, Botafogo, Fluminense, Vasco da Gama, Santos, América, Corinthians, Grêmio, Atlético Mineiro e Vitória.
Encerrando a semana, na sexta, 14, a percepção e o reconhecimento de instrumentos musicais com desafios para o ouvinte identificá-los: a flauta transversal e o naipe de metais.
Produção e apresentação Marcelo Guima.
Domingo, 13h.

QUARTA-FEIRA, 12 de MAIO

Mosaico – 0h
MEC FM - 98,9 Mhz
Ferdinand Ries

Nesta edição uma série de concertos do compositor e pianista alemão Ferdinand Ries. O artista que viveu entre 1784 e 1838 e cuja vasta produção vem sendo redescoberta, foi amigo e aluno de Beethoven. Conheça as suas obras Concerto para duas Trompas e Concerto para Violino, em versão recente (2007), com Teunis van der Zwart e Erwin Wieringa (trompas), Anton Steck (violino), e a Academia de Colônia. Regência de Michael Alexander Willens.
Produção e apresentação Weber Duarte.

QUINTA-FEIRA, 13 de MAIO

Bossamoderna – 23h
MEC FM - 98,9 MHz
Janela dos Novos

O Bossamoderna vai falar sobre alguns dos lançamentos da música brasileira. Elogiado por Caetano Veloso, Pedro Miranda, do núcleo carioca da Lapa, semeia sua Pimenteira, um disco de samba que extrapola o padrão. Cantora e musicóloga, Ligiana de Brasília, estreia em De Amor e Mar, aliando Tom Zé (Se) e Novos Baianos (Só se não for brasileiro nessa hora). Em Realidade Paralela, a gaúcha Vanessa Longoni exibe sua destreza no quebra-língua gírias do norte e pulso autoral em Perfume, Pente, Pensamento. Em novo disco, Beijo Bandido, o veterano Ney Matogrosso continua se reinventando em Bicho de Sete Cabeças e As Ilhas. Irmã da ensaísta e psicanalista Maria Rita Kehl, a paulista Juliana Kehl já estreia dissonante em Viação Cometa, parceria com a irmã, e Carruagem. Outras atrações do programa são: Ana Lee, Minha Ciranda; Claudio Lins, Cara; e Brasil invertido, de Mauricio Oliveira.
Produção e apresentação Tárik de Souza.
MEC AM: terça, 22h.

sexta-feira, 14 DE MAIO

Café-Concerto – 22h
MEC FM - 98,9 MHz
A série destaca o mundo da música de salão, operetas, canções de cabaret, revistas, musicais, teatro e cinema.
Produção e apresentação Servio Tulio.

Seresta Viva – 23h
MEC AM 800kHz
Noel Rosa
Em 2010, o programa comemora o centenário de Noel Rosa, um dos maiores compositores brasileiros. Com o tema No tempo de Noel, Seresta Viva vai mostrar, durante todo o ano, a vida e a obra do homenageado, contextualizando o período de 1930 até 1937: o que tocava no rádio naquela época, os sucessos, o aparecimento de outros compositores, de novos cantores e um pouco da história do Brasil dos anos 30.
Produção e apresentação João Carlos Carino.
Quarta, 2h.

Tempos Modernos – 0h
MEC FM - 98,9 Mhz
Mogens Christensen


Ouvir as obras eletroacústicas do dinamarquês Mogens Christensen é dar um mergulho numa paisagem sonora bizarra e ao mesmo tempo poética e dramática. O programa desta sexta destaca as "interreflexivas" Fragmentos sem Sonhos, Fragmentos e Ecos da Terra Oriental OnÍrica, Ecos de Fragmentos e Terra Oriental OnÍrica. As interpretações são do conjunto Contemporánea.
Produção e apresentação Weber Duarte.

SÁBADO, 15 DE MAIO

Música e Músicos do Brasil – 12h
MEC FM - 98,9 Mhz
Marina Moura

O programa relembra a pianista e ex-produtora da Rádio MEC, Marina Moura, falecida há 35 anos. Fernando José Peixoto, dá depoimentos sobre a vida e carreira de sua mãe. Na seleção musical, Marina canta modinhas imperiais, ao lado da cantora Dircéa Amorim; e obras de Lorenzo Fernandez, Viera Brandão e Francisco Mignone, entre outros, com Maria de Lourdes Cruz Lopes.
Produção e apresentação Lauro Gomes.
Terça, 22h.
Saiba mais:
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora)
Ouça a MEC FM ao vivo

Concerto Semanal Nederland – 20h
MEC FM - 98,9 Mhz

O programa da emissora internacional holandesa Nederland apresenta gravações ao vivo direto do Concertgebouw, em Amsterdã.
Apresentação Sidney Ferreira.
Produção Rádio Nederland e Rádio MEC.
Saiba mais:
Página do programa
Ouça a MEC FM ao vivo

Concertos Deutsche Welle – 21h
MEC FM - 98,9 Mhz
O Concertos Deutsche Welle é um programa da rádio alemă Deutsche Welle, que apresenta gravaçőes de concertos e festivais europeus.
Apresentaçăo Sidney Ferreira.
Adaptaçăo para o português Thiago Regotto.
Realizaçăo Rádio MEC e Rádio Deutsche Welle.
Saiba mais:
Página do programa
Ouça a MEC FM ao vivo

Apoio Cultural

COMO SINTONIZAR

Rádio MEC AM Rio de Janeiro – AM 800 kHz
Radio MEC AM Brasília – AM 800 kHz
Rádio MEC FM Rio de Janeiro – FM 98,9 MHz
Rádio Nacional Rio de Janeiro – AM 1.130 kHz
Rádio Nacional AM Brasília – AM 980 kHz
Rádio Nacional FM Brasília – FM 96,1 MHz
Rádio Nacional da Amazônia – OC 11.780 kHz e 6.180 kHz
Rádio Nacional do Alto Solimões – AM 670kHz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado