OS ARQUIVOS SECRETOS DA CIA NO INFINITO.


Em 2006, o então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, admitiu a existência de um programa de detenção secreta da Agência Central de Inteligência americana, a CIA. Porém, sem revelar detalhes, afirmou que já não estava em vigência. Na contramão dessa versão oficial, o documentário Os Arquivos Secretos da CIA traz à luz novas provas que confirmam que muitos prisioneiros do órgão americano foram detidos e interrogados na Europa de forma ilegal. Ou seja, apesar da desativação de prisões do programa, ele não deixou de estar vigente. Sua ação apenas mudou de forma.


O documentário também põe em foco o novo campo de batalha da guerra dos Estados Unidos contra o "terror": a região do nordeste africano conhecida como o "Chifre da África". O jornalista Stephen Grey viaja até o Quênia e a Etiópia para investigar as denúncias de crimes e sequestros em massa envolvendo mulheres e crianças. Na região, pessoas suspeitas de ter conexões com a Al-Qaeda foram detidas e levadas ilegalmente de um país a outro para ser interrogadas.


Os Arquivos Secretos da CIA questiona a legitimidade e a eficácia do programa de detenções secretas dos Estados Unidos: o método pelo qual os detidos foram interrogados não operaria contra o processo executado para capturar, julgar e condenar os verdadeiros terroristas?


Domingo 16, 22h

Reapresentação: quinta 20, 20h



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado