Democracia 2.0 . Estreia em janeiro no Infinito.
Domingos 9, 16 e 23 de janeiro, 20h
Reapresentação sextas 14, 21 e 28, 21h
Um especial para repensar as possibilidades, os desafios e os riscos que a era digital representa para a política. Da influência da internet, dos blogs e das novas tecnologias na dinâmica da política contemporânea aos riscos do voto eletrônico, os documentários "Us Now", "Democracia Hackeada" e "Guerra de Blogs" oferecem um panorama da democracia e da política no mundo atual.
Us Now - Domingo 9
Em um mundo onde a informação circula como o ar, o que acontece com o poder? Us Now é um documentário fascinante que se concentra no debate sobre uma das maiores mudanças na circulação de ideias desde a invenção da imprensa. Pela primeira vez na história, temos as ferramentas que realmente podem potencializar os esforços dos grupos de uma maneira sem precedentes. Este documentário conta a história das redes sociais que estão desafiando a noção de hierarquia e reúne os principais estudiosos do campo do governo colaborativo para descrever as futuras formas de governo possíveis.
Democracia Hackeada - Domingo 16
Na eleição presidencial de 2000, um computador registrou um número negativo (-16.022) de votos para Al Gore no condado de Volusia, Flórida. Um "erro" de cálculo que pode ter mudado o curso da história dos Estados Unidos e, provavelmente, de todo o planeta. Apesar de a fraude nunca ter sido provada, o fato alertou cientistas, políticos e cidadãos comuns sobre os riscos da manipulação de dados durante o processo eleitoral. Democracia Hackeada conta a história de Bev Harris, publicitário e escritor de Seattle, que se propôs a investigar a segurança das eleições por voto eletrônico e descobriu que a tecnologia usada nesse processo é extremamente vulnerável.
Guerra de Blogs - Domingo 23 / ESTREIA!
Em 2004, a internet deu um passo rumo ao amadurecimento e se instalou definitivamente como parte da arena política. Howard Dean – candidato democrata à presidência dos Estados Unidos – transformou a rede das redes no eixo central da sua campanha eleitoral e apelou para o uso de bloggers como ativistas on-line para fazer propaganda e arrecadar fundos. Os resultados, apesar de muito bons, não foram suficientes para garantir a vitória de Dean nas eleições.
Em 2006, os bloggers foram à revanche e, de novo, colocaram a internet no epicentro da batalha política. Dessa vez, os ativistas da rede – chamados por alguns de NetRoots – apoiaram Ned Lamonts nas eleições do partido democrata em Connecticut e conseguiram que um empresário quase desconhecido derrotasse um político famoso como Joe Lieberman, candidato à vice-presidência seis anos antes.
Tomando como ponto de partida a corrida ao Senado de Ned Lamont e de Joe Liberman, Guerra de Blogs analisa o papel da blogosfera na política moderna. Com um grande arquivo e por meio das vozes tanto de protagonistas das disputas quanto de bloggers conservadores e liberais, o documentarista britânico James Rogan nos apresenta uma crítica fascinante sobre a política contemporânea na internet. Um excelente documentário com uma edição habilidosa que conta uma história que será cada vez mais frequente no panorama democrático dos dias atuais.
Comentários