Documentário inédito mostra a rotina e os sonhos de estudantes brasileiros em universidades no Brasil e no mundo

 
Dirigido por Julia de Simone, a produção vai ao ar no dia 18/01, sexta, às 20h, no SescTV
  
  
Como vivem estudantes brasileiros que deixaram suas casas e famílias para seguir seus sonhos e ter uma formação de qualidade nas principais instituições do Brasil e do mundo? O documentário Romance de Formação, dirigido por Julia de Simone, revela o dia-a-dia desses jovens que falam de saudade, dos esforços que fazem para realizar suas tarefas e dos motivos que os levaram a chegar onde estão. 
  
Com estreia agendada para o dia 18/01, sexta, às 20h, no SescTV, a produção apresenta o pianista Fábio Martino, que iniciou o estudo em piano com cinco anos de idade e com sete já tocava a 5ª Sinfonia de Beethoven. Tal façanha resultou numa apresentação no programa do Jô Soares. O menino cresceu se aperfeiçoando e, aos 22 anos de idade, já com uma sólida formação e tendo ganhado diversos prêmios e bolsas de estudos, decidiu investir no mestrado e ingressou na University of Music Karlsruhe, na Alemanha. O documentário acompanha suas aulas práticas na universidade e seus ensaios em casa. 
  
Almejando ser um químico, Wilian Cortopassi partiu de Belo Horizonte – MG, onde vivia com a família, para se formar no Instituto Militar de Engenharia – IME, no Rio de Janeiro. O objetivo do jovem é "ter a capacidade para criar remédios na África, salvar milhares, quem sabe milhões de vidas", o que ele acredita ser sua missão, por isso se dedica muito aos estudos. O seu desejo principal sempre foi descobrir a cura para diversas doenças, entre elas o câncer, e poder ajudar muitas pessoas. A decisão para fazer isso surgiu quando o seu pai teve câncer. Não conseguiu curá-lo, mas não desiste do sonho. A produção traz raros encontros de Cortopassi com sua família. 
  
Enquanto Cortopassi se mudou para o Rio, a carioca Victoria Saramago deixou sua terra natal e seguiu para os Estados Unidos com uma bolsa para doutorado em linguística em Iberian and Latin American Culture na Universidade de Stanford. No interior de uma ampla biblioteca, Victoria expõe sua paixão por livros e as perspectivas que as estantes criam. Conta que, em Stanford, ela precisa ser seletiva devido à falta de tempo para outras leituras, por isso procura ler apenas livros relacionados ao que está estudando, mas gostaria de ler Harry Potter. Entre outros assuntos, a jovem também comenta sobre as difíceis escolhas que muitas vezes precisa fazer. A produção ainda mostra Victoria no Brasil, no lançamento do seu livro Escritores Escritos, uma coletânea de contos. 
  
Caetano Altafin é formado em direito e recebeu uma bolsa para estudar em uma das instituições de ensino mais concorrida do mundo, a Harvard Law School, nos Estados Unidos, onde faz mestrado em Direito Corporativo e Governança. Paralelo aos estudos, Altafin faz trabalhos voluntários. Ele explica que essa contradição começou quando era jogador de futebol. Após uma lesão no joelho, aos 16 anos, resolveu deixar de lado o sonho de ser jogador e deu início ao trabalho voluntário. "O futebol me abriu portas para fazer trabalho voluntário na Irlanda, com crianças deficientes, e na África do Sul, com crianças carentes", articula. 
  
Na baixa temperatura de Harvard, vivendo em um pequenino quarto da residência universitária, o estudante dribla a solidão e a saudade da família: comunica-se com seus pais e com a namorada, que moram no Brasil, por iPhone e Skype. Em um desses contatos, o jovem revela, com alegria, que conseguiu estágio em uma empresa de direito em Nova Iorque. 
  
  
SERVIÇO: 
  
Documentário 
Romance de Formação 
Estreia: 18/01, sexta, às 22h 
Reapresentações: 19/01, às 21h30; 21/01, às 19h; 28/01, às 19h e 23h; 29/01, às 13h; e 30/01, às 07h. 
Classificação Indicativa: 12 anos 
Direção: Julia de Simone 
Produtora: Matizar e Miradas Filmes 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado