TV Cultura exibe documentário e musical com Claudette Soares

Atrações inéditas, que irão ao ar nesta quinta (22) e sexta-feira (23/8), mostram a história e o talento da dama da Bossa Nova

 


Nesta semana, a TV Cultura leva ao ar dois programas especiais com a grande dama da Bossa Nova, Claudette Soares. Serão exibidos um documentário sobre a vida e carreira da cantora, na quinta-feira (22/8), e um musical em que a artista se apresenta com a Orquestra Tom Jobim, sob a batuta do maestro Roberto Sion, na sexta (23).

 

No documentário A Bossa Sexy e Romântica de Claudette Soares, que vai ao ar na quinta, a partir da meia-noite,Claudette ressalta pontos de sua trajetória profissional de princesinha do baião a precursora da Bossa Nova em SãoPaulo. Conta ainda detalhes de sua amizade musical com Roberto Carlos e revela seus ídolos.

 

A cantora relembra que aos 10 anos de idade participou do programa A Raia Miúda, no Teatro João Caetano, do Rio de Janeiro. A partir daí, não parou mais trabalhou na Rádio Ma, no Programa do Guri, comandado por Silveira Lima; na Rádio Nacional, no programa Papel Carbono; na Rádio Tamoio; e na TV Tupi. Ao mesmo tempo, cantava em casas de shows, dentre elas as boates Plaza e Drink, no Rio de Janeiro.

Seguindo o conselho do amigo e jornalista Ronaldo Bôscoli, a artista levou o movimento da Bossa para São Paulo, em 1960. Nesta cidade, solidificou sua carreira no Movimento Bossa Nova e trabalhou em várias casas importantes como Baiúca, Cambridge e João Sebastião Bar. "Vinicius  de Moraes ficou encantado com a casa João Sebastião Bar. Ia todas as noites e me levou a música Primavera para eu lançar em São Paulo. Essa música virou meu hino".

 

No auge do Fino da Bossa Nova, a cantora gravou a música Como é grande meu amor por você, de Roberto Carlos. O ato provocou a indignação de parte do movimento.  "Foi um problema seríssimo. O grupo ficou assustado: 'imagina cantar uma música do Rei do Iê-Iê-Iê'. Mas eu sempre me considerei e sou assumidamente a ovelha negra da Bossa Nova".

 

No documentário, Claudette confessa que sempre admirou os grandes pianistas. Lembra que era fã do Dick Farney e que ficou surpresa quando o músico lhe revelou que adorava o seu jeito de cantar. A revelação selou uma amizade e uma parceria musical de 10 anos. "Ficamos amigos e, por sua imposição, fui morar perto dele, no Brooklin. Eu sempre obedeço quem confio. Foi assim com Ronaldo Bôscoli e com o Dick".

 

Musical 
Na sexta-feira (23/08), à 00h15, a TV Cultura exibe o Musical Especial Claudette Soares e Orquestra Tom Jobim, com regência de Roberto Sion.

A cantora realiza seu grande sonho de cantar acompanhada por uma orquestra, que leva o nome de seu grande ídolo. Para este especial, Claudette selecionou um repertório primoroso: Eu Sei Que Vou Te Amar (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), Cenário (Paulo Sergio), Razão de Viver (Eumir Deodato e Paulo Sergio), O Que É Amar (Johnny Alf), Mundo Novo, Vida Nova (Gonzaguinha), dentre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado