A obra e o processo de criação de Lucia Laguna em documentário inédito
O programa com a artista plástica, que tem trabalhos inspirados no subúrbio carioca, vai ao ar dia 05/02, quarta, às 21h30, no SescTV
Foto: Documenta Vídeo Brasil
Lucia Laguna se tornou pintora após se aposentar como professora de Língua Portuguesa. Hoje, aos 72 anos, ela já participou de diversas exposições, entre elas, a XXX Bienal Internacional de São Paulo 2012. A obra e o processo de criação da artista plástica são mostrados em episódio inédito da série Artes Visuais, que o SescTV exibe no dia 05/02, quarta, às 21h30, com direção de Cacá Vicalvi.
Moradora do subúrbio do Rio de Janeiro há 40 anos, Lucia fala sobre a paisagem retratada em suas primeiras pinturas: o Morro da Mangueira, que fica em frente a sua janela. Uma de suas criações é a série intitulada Entre a Linha Vermelha e a Linha Amarela, que participou do 32º Panorama da Arte Brasileira MAM – SP, em 2001. Ao comentar seu processo de criação, Lucia discorre sobre cenas abstratas e figurativas e acumulo de camadas de tinta em suas telas.
A artista conta ainda que não tem formação em Artes Plástica. Formada em letras, aprendeu a pintar no Parque Lage, na capital fluminense, quando tinha 54 anos de idade, sem pretensão de seguir carreira na área. Queria apenas exercer uma atividade após a aposentadoria e acabou se apaixonando pela pintura.
Comentários