"Sessão Philos" de fevereiro exibe concerto de Mozart com regência de Daniel Barenboim


Faixa de documentários e espetáculos do canal +Globosat exibe ainda os documentários em série "Shakespeare Revelado" e "Barroco", e a polêmica produção "Anatomia do Preconceito"

Música, ciência, artes plásticas, literatura: a "Sessão Philos" em fevereiro apresenta quatro atrações do acervo do Philos, serviço de video on demand por assinatura (SVoD) da Globosat que reúne documentários e espetáculos de alta qualidade. Transmitida todos ossábados, às 17h, pelo canal +Globosat, a faixa terá em sua programação deste mês o doc "Anatomia do Preconceito", episódios dos documentários em série "Shakespeare Revelado" e "Barroco", além do concerto "Barenboim e a Filarmônica de Berlim - Concerto para Piano de Mozart".

No sábado dia 1º de fevereiro é a vez de "Anatomia do Preconceito", produção conduzida pela educadora e ativista antirracismo norte-americana Jane Elliot, que gerou muita polêmica com seu método controverso. A ex-professora realiza neste documentário um exercício psicológico com 30 voluntários para mostrar que o racismo se esconde dentro de todos, e como diferentes pessoas respondem a situações de preconceito. Jane elabora um experimento que simula as segregações dos regimes da época do apartheid, separando os voluntários de acordo com a cor dos olhos e forçando a cada grupo a exercer um papel sobre o outro. Aos poucos as pessoas vão experimentando o que é realmente ser vítima do preconceito e como isso afeta as relações interpessoais. O resultado é surpreendente.

No sábado seguinte (8/2), o premiado pianista e maestro argentino Daniel Barenboim dirige a Orquestra Filarmônica de Berlim, considerada uma das melhores da Europa, no Concerto nº 20 em Ré Menor para piano de Mozart. O espetáculo foi registrado no suntuoso Siemens-Villa, em Berlim, na Alemanha. Composto em 1785, o concerto era o preferido do ditador soviético Joseph Stalin, segundo informa o próprio Barenboim, que, além de reger, também executa o solo ao piano.

Os segredos e as maravilhas por trás das obras do escritor britânico William Shakespeare são os destaques do documentário em série "Shakespeare Revelado", que será exibido no dia 15 de fevereiro. Combinando história, biografia, performances e análises modernas de celebridades como Ethan Hawke, Jeremy Irons, Derek Jacobi, Trevor Nunn, Joely Richardson e David Tennant, o doc vai atrás das histórias escondidas nas entrelinhas de obras famosas como as comédias 'Como Gostais' e 'Noite de Reis', à tragédia de 'Macbeth' e 'Hamlet'.

Do teatro para as artes plásticas, a Sessão Philos do sábado (22/2) apresenta o episódio ‘Itália’ do documentário "Barroco". Este seriado, dividido em três partes, busca desvendar a tradição barroca em suas principais locações e monumentos. O episódio parte da Basílica de São Pedro, em Roma. A Cidade Eterna foi o berço do Barroco e é na famosa praça do Vaticano que o crítico de arte Waldemar Januszczak inicia sua jornada. Também na Itália, o apresentador explora o legado de Caravaggio, o maior revolucionário do Barroco.

A "Sessão Philos" apresenta toda semana uma atração do acervo do Philos, serviço de vídeo sob demanda por assinatura da Globosat. Exibido pelo canal +Globosat aos sábados, às 17h, com reprises ao longo da semana, o conteúdo também é disponibilizado no Muu (www.muu.tv).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado