DESTAQUES CANAL CURTA! - DE 27 A 31 DE JANEIRO
SEGUNDAS DA MÚSICA - 27/01
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
"CHICO E AS CIDADES" (documentário)
Dia 27 de janeiro, segunda, às 22h30
Horários alternativos: terça, às 2h30 e às 16h30 / quarta, às 10h30 / sábado, às 21h50
Sinopse: Dirigido por José Henrique Fonseca, o documentário traz o show "As Cidades", do álbum homônimo de Chico Buarque. Além disso, o especial filmado em película traz belas cenas captadas no Rio de Janeiro e em Buenos Aires, onde o compositor dá depoimentos sobre sua vida e carreira. Entre as participações especiais estão: Jamelão, Maria Bethânia, Oscar Niemeyer e a Velha Guarda da Mangueira. Apresentando entrevistas, making of e clipe, a produção conta ainda com extras com três músicas inéditas - Futuros Amantes, Injuriado e Cecília.
TERÇAS DAS ARTES - 28/01
PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS ESTREIA
"CAROLYN CARLSON" (documentário)
Dia 28 de janeiro, terça, às 23h
Horários alternativos: quarta, às 3h e às 17h / quinta, às 11h / sábado, às 23h20
Sinopse: O documentário retrata de forma profunda e pessoal a grande coreógrafa americana Carolyn Carlson e seu trabalho, trazendo um olhar fascinante sobre a arte da coreografia. Depois de Helsinki e Estocolmo, ela escolheu, em 2004, viver e trabalhar no norte da França. Lá ela dirige o National Dance Studio of Roubaix e busca seu rico trabalho de criação, celebrado no mundo todo.
QUARTAS DO CINEMA - 29/01
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS ESTREIA
A VIDA É CURTA! (2ª temporada) - "Sala de Milagres", "Praça Walt Disney" e "SuperBarroco"
Dia 29 de janeiro, quarta, às 20h
Horários alternativos: quinta, à 0h e às 14h / sexta, às 8h / sábado, às 13h30 / domingo, às 6h
Sinopse: O curta-metragem “Sala de Milagres” abre o “A Vida é Curta!” desta semana. Dirigido por Marília Hughes e Cláudio Marques e com narração de Edgard Navarro, o filme mostra um dia e uma noite na romaria de Bom Jesus da Lapa, na Bahia. Ele sai da Baía de Todos-os-Santos, e de toda sua herança africana, e segue pelo oeste baiano rumo a Bom Jesus da Lapa em busca de outro retrato da Bahia.
Em seguida, o curta “Praça Walt Disney” traz uma abordagem diferente sobre a vida urbana contemporânea que reflete a sociedade brasileira. Ele descreve, ao mesmo tempo, um bairro, uma cidade e um país - Boa Viagem, Recife (PE), Brasil. Dirigida por Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira, a produção ficou entre os 10 Melhores Curtas Brasileiros do Público no Festival Internacional de Curtas de São Paulo em 2011, além de ter sido eleito o melhor curta-metragem brasileiro pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema também em 2011. No mesmo ano, “Praça Walt Disney” faturou mais dez prêmios.
Por fim, é a vez de “SuperBarroco”. Com direção de Renata Pinheiro, o curta-metragem é protagonizado por Everaldo Pontes. Premiado, ele foi exibido na Quinzena dos Realizadores em Cannes em 2009, além de receber prêmio de melhor curta no Festival de Brasília.
PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS ESTREIA EXCLUSIVO
"ESTRELAS DA TELA PRATEADA" (série) - Lillian Gish e Les Barrymore
Dia 29 de janeiro, quarta, às 23h
Horários alternativos: quinta, às 3h e às 17h / sexta, às 11h / domingo, à 0h50 e às 22h
Sinopse: A série traz um retrato de estrelas e diretores do cinema mudo, desde o início das suas carreiras. Cada episódio da série usa imagens de arquivo e entrevistas para mostrar um pouco mais da vida dessas figuras, seus trabalhos e o mundo em que viviam. Nesta semana, a série fala sobre a vida e a trajetória da atriz norte-americana Lillian Gish, que protagonizou clássicos como “O nascimento de uma nação” (1915) e “Intolerance” (1916). Em seguida, a série se dedica aos bastidores e curiosidades do filme francês “Les Barrymore”.
QUINTAS DO PENSAMENTO - 30/01
PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS ESTREIA
"GRANDES ESCRITORES - Tenesse Williams" (série) - Parte 1
Dia 30 de janeiro, quinta, às 23h
Horários alternativos: sexta, às 3h e às 17h / domingo, à 0h20 e às 21h30
Sinopse: Este é o primeiro documentário televisivo feito na dramaturgia desde a morte do escritor Tennessee Williams e é o único estudo de sua vida e seu trabalho. A produção retrata desde sua juventude no Mississippi e em St. Louis, passando pelo seu sucesso, até os difíceis anos finais. Junto com as sequências de entrevistas e conversas com pessoas que conheceram e trabalharam com Williams, estão algumas das cenas mais célebres de filmes adaptados de suas obras.
SEXTAS DO PENSAMENTO - 31/01
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
"HÉRCULES 56" (documentário)
Dia 31 de janeiro, sexta, às 21h20
Horários alternativos: sábado, à 1h20 / domingo, às 3h10 e às 19h
Sinopse: O documentário brasileiro dirigido por Sílvio Da-Rin leva o nome da matrícula do avião militar que transportou para o exílio os presos políticos trocados pelo embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick, sequestrado por organizações de extrema-esquerda em setembro de 1969, durante a ditadura militar brasileira. Relembrando o episódio, o “Hércules 56” reúne alguns dos sobreviventes da ação para discutir a luta armada da época. Quarenta anos depois, o documentário promove o encontro de cinco integrantes das organizações responsáveis pelo sequestro.
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
"UM PASSAPORTE HÚNGARO" (documentário)
Dia 31 de janeiro, sexta, às 23h
Horários alternativos: sábado, às 3h / domingo, à 1h50 e às 23h
Sinopse: O documentário dirigido por Sandra Kogut mostra a busca de uma cineasta brasileira pelo seu passado. Ela, que mora em Paris há dez anos, decide recuperar a nacionalidade húngara, o passaporte húngaro e seus avós perdidos.
Comentários