Futura lança nova faixa de documentários com foco em biografias

Intitulado "Bio.Futura", novo espaço será dedicado a grandes personalidades históricas do Brasil. Na estreia, 6 de maio, o Canal apresenta a trajetória de Getúlio Vargas

 

Na História do Brasil não faltam personagens cujas vidas, obras e escolhas reverberam até hoje, seja no conteúdo dos livros didáticos ou no cotidiano das pessoas. Para relembrar a trajetória e o valor de grandes figuras para o país, o Futura lança, no dia 6 de maio (terça-feira), às 23h, o Bio.Futura. Trata-se de um espaço exclusivo para apresentação de documentários e séries documentais sobre a vida de importantes nomes para o Brasil.

Na estreia, a nova faixa abriga a série "+ Brasileiros", produzida por +Globosat e Publytape. Serão 13 episódios semanais, com duração de 30 minutos cada, sobre as biografias de ícones da história nacional: Getúlio Vargas (6/5),D. Pedro I (13/5), Oswaldo Cruz (20/5), Machado de Assis (27/5), Rui Barbosa (3/6), Marechal Deodoro da Fonseca (10/6), Santos Dumont (17/6), José do Patrocínio (24/6), José de Anchieta (1/7), José de Alencar (8/7),Joaquim Nabuco (15/7), Barão do Rio Branco (22/7) e D. Pedro II (29/7).

Em agosto, o Bio.Futura exibirá programas da coletânea "Mestres da Literatura", realizado pela TV Escola, com nomes como Graciliano RamosGuimarães RosaLima Barreto e João Cabral de Melo Neto, entre outros. Nessa série, o público vai ter a oportunidade de conhecer, em cada episódio, particularidades da vida pessoal e profissional dos biografados, assim como a formação acadêmica, o estilo literário e suas principais publicações.

 

Bio.Futura

Estreia da nova faixa: 6 de maio, terça-feira, 23h

Exibição: às terças-feiras, 23h

Reprises: sextas-feiras, 4h, e sábados, 13h30

Duração: 30 min

Classificação: livre

 

Sinopses dos episódios da série "+ Brasileiros":

 

 

GETULIO VARGAS – 6/5, 23h

Getúlio Vargas chegou ao poder com a "Revolução de 30", que depôs o último paulista a ser eleito presidente através do voto. Vamos conhecer o homem que foi presidente pelo período mais longo da história do país. Como passou de centralizador e autoritário a realizador de importantes reformas trabalhistas, que o levaram a ser conhecido como o "Pai dos Pobres".

 

D. PEDRO I – 13/5, 23h

D. Pedro I, apesar do sangue português, com certeza possuía alma brasileira. Talvez tenha sido o primeiro herói nacional e com certeza o primeiro após a Declaração da Independência. Por esse ato, foi eternizado na memória do povo e sua célebre frase "Independência ou Morte!" até hoje ecoa pelo Brasil.

 

OSWALDO CRUZ – 20/5, 23h

Oswaldo Cruz foi tão importante para política de saúde pública brasileira que até hoje suas ações estão em vigor no país. Doutor em medicina, com passagem pelo prestigioso Instituto Pasteur, foi quem iniciou a luta pela erradicação da peste Bubônica, da febre amarela e da Varíola no Brasil. Implementou a vacina obrigatória e por este motivo enfrentou a Revolta da Vacina. Saiu vitorioso: em 1908 não havia mais novos casos de Febre Amarela na cidade do Rio de Janeiro. Vamos ver como a determinação de Oswaldo Cruz tornou isso possível.

 

MACHADO DE ASSIS – 27/5, 23h

Machado de Assis é o maior escritor brasileiro de todos os tempos. Filho de um pintor de paredes e criado no morro do Livramento. Não teve educação escolar e ainda assim conseguiu chegar ao panteão dos escritores. Não frequentou grandes colégios, muito menos uma universidade, e se tornou jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo. Sua vida foi edificada pela dedicação à literatura e por seu grande amor, Carolina Novais.

 

RUI BARBOSA – 3/6, 23h

Rui Barbosa pode ser considerado a prova viva de que uma boa educação e o gosto pelas palavras podem mudar um país. Dotado de grande poder na arte da oratória, Rui Barbosa, lutou pela abolição da escravidão, pela justiça e por direitos eleitorais para todos os brasileiros.

 

MARECHAL DEODORO DA FONSECA – 10/6, 23h

Em 1891, Marechal Deodoro da Fonseca foi eleito o primeiro presidente do Brasil. Esse momento marcou a história nacional pois o país deixava de ser uma Monarquia e passava a ser uma República. Conhecido por ter recebido a maior patente já concedida a um militar brasileiro, "Generalíssimo de Terra e Mar", Marechal Deodoro da Fonseca marcou o início do período conhecido como Primeira República.

 

SANTOS DUMONT – 17/6, 23h

O pai da aviação brasileira, Santos Dumont, teve sua vida marcada pela vontade de voar. Inventor e aviador, ele entrou para a História mundial da aviação em 1906, com o 14 BIS. Sua vida confunde-se com a realização do sonho de voar do homem. Jamais pensou que o avião pudesse ser utilizado em guerras. Até sua morte expressou seu desejo de ver o avião como ferramenta de união dos povos.

 

JOSE DO PATROCINIO – 24/6, 23h

Neste programa vamos conhecer a trajetória de José do Patrocínio, filho de um padre e de uma escrava, que travou uma verdadeira batalha pela abolição da escravatura no Brasil. Influenciado pela realidade do país, em 1853, onde castigos aos escravos eram parte da rotina, ele se torna o "Tigre da Abolição" e o primeiro jornalista militante do Brasil.

 

JOSÉ DE ANCHIETA – 01/07, 23h

Com a missão de catequizar os índios, que habitavam a recém-descoberta colônia de Portugal, o Padre José de Anchieta chegou ao Brasil em 1553. Anchieta encontrou uma terra repleta de natureza e índios, que nada sabiam sobre a cultura e a religião europeia.

 

JOSE DE ALENCAR – 8/7, 23h

Considerado o "Patriarca da Literatura Brasileira", José de Alencar formou-se em direito. Posteriormente, tornou-se advogado, jornalista, político, orador, romancista e teatrólogo. Foi também o primeiro a propor o rompimento com a tradição portuguesa e a influência europeia. Buscava uma literatura verdadeiramente brasileira. O episódio mostra como José de Alencar alcançou seu objetivo e criou uma literatura com linguagem rica, cores exuberantes e imensa natureza.

 

JOAQUIM NABUCO – 15/7, 23h

O abolicionista Joaquim Nabuco foi um pensador sobre a sociedade brasileira. Além de exímio diplomata, com importante carreira internacional, foi também jornalista, orador, poeta e romancista. Escreveu importantes contribuições para literatura  brasileira e inaugurou, junto com Machado de Assis, a Academia Brasileira de Letras.

 

BARÃO DO RIO BRANCO – 22/7, 23h

Barão do Rio Branco foi diplomata, advogado, geógrafo e historiador brasileiro. Foi Ministro das Relações Exteriores durante os mandatos dos presidentes Rodrigues Alves, Afonso Pena, Nilo Peçanha e Hermes da Fonseca. Foi promotor público em Nova Friburgo e deputado por Mato Grosso, ainda na época do Império. Foi Consul Geral do Brasil em Liverpool. Resolveu questões de fronteiras entre o Amapá e a Guiana Francesa, entre Santa Catarina e Paraná contra a Argentina e entre o Acre e a Bolívia. Foi o segundo ocupante da Cadeira nº34 da Academia Brasileira de Letras.

 

DOM PEDRO II – 29/7, 23h

Dom Pedro II foi o segundo e último monarca do Império do Brasil, reinou durante um período de 58 anos. Nascido no Rio de Janeiro, foi o filho mais novo do Imperador Dom Pedro I do Brasil e da Imperatriz Dona Maria Leopoldina. A abrupta abdicação do pai e sua viagem para a Europa tornaram Pedro imperador com apenas cinco anos, resultando em uma infância e adolescência tristes e solitárias. Suas experiências com intrigas palacianas e disputas políticas durante esse período tiveram grande impacto na formação de seu caráter. Pedro II cresceu para se tornar um homem com forte senso de dever e devoção ao seu país e seu povo. Por outro lado, ele ressentiu-se cada vez mais de seu papel como monarca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado