‘GloboNews Literatura’ faz homenagem aos 70 anos do ‘Pequeno Príncipe’

  

O 'GloboNews Literatura' da sexta-feira da semana que vem, dia 18, traz uma edição especial para comemorar os 70 anos de 'O Pequeno Príncipe', best-seller de Antoine de Saint-Exupéry, adorado por crianças e adultos de todo o mundo. O programa dá um panorama da mais famosa obra de Saint-Exupéry, que se tornou o segundo livro mais traduzido de todos os tempos, com cerca de 250 traduções e 140 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

 

O repórter Jorge Pontual visita a exposição "O Pequeno Príncipe em Nova Iorque", que exibe manuscritos e desenhos originais do autor. Na exposição, Pontual mostra a evolução dos traços do Pequeno Príncipe e o processo de criação de Saint-Exupéry. A famosa frase dita pela raposa "o essencial é invisível aos olhos", por exemplo, foi reescrita 15 vezes até chegar à versão final. Saint-Exupéry morava na cidade americana quando escreveu a história do menino e do aviador. O livro foi publicado nos Estados Unidos em 1943 e lançado na França três anos depois. O autor francês nem chegou a ver a publicação em seu país natal. Saint-Exupéry desapareceu em um acidente com seu monomotor em julho de 1944.

 

Agora, 60 anos depois, o mercado brasileiro ganha uma nova versão feita pelo poeta maranhense Ferreira Gullar e publicada pela editora Agir. Na primeira tradução para a língua portuguesa, a famosa frase dita pela raposa ao Pequeno Príncipe foi definida como "tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas". Gullar optou pela forma no passado, sendo mais fidedigno à ideia de Saint-Exupéry, e trocou o tu por você em busca de uma maior coloquialidade: "você é eternamente responsável por aquilo que cativou."

 

O 'GloboNews Literatura' vai ao ar na GloboNews, na sexta-feira da próxima semana, dia 18, às 21h30

 

Foto: Jorge Pontual na exposição 'O Pequeno Príncipe em Nova Iorque'

Crédito: Divulgação/ GloboNews

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado