Castelo Rá-Tim-Bum volta à tela da TV Cultura

 

Programa, que completou 20 anos e marcou uma geração, será exibido a partir de segunda-feira (30/6), em dois horários diários

 

São Paulo, 26 de junho de 2014 – Uma das séries infantis mais famosas da televisão brasileira, o Castelo Rá-Tim-Bum, que completou 20 anos em maio, volta a ser exibida pela TV Cultura a partir desta segunda-feira (30/6). O programa irá ao ar nos seguintes horários: no período da manhã, de segunda a sexta-feira, às 11h30; à noite, às segundas, quartas e sextas, às 19h; e às terças e quintas, às 19h30.

 

O diretor Cao Hamburger e o roteirista Flávio de Souza idealizaram a série que traz as aventuras de Nino, vivido por Cássio Scapin, um menino de 300 anos, vindo de uma grande dinastia de feiticeiros. Ele mora em um grande castelo, junto dos tios Victor (Sérgio Mamberti), um poderoso feiticeiro e inventor com mais de 3 mil anos de idade, e Morgana (Rosi Campos), também feiticeira, contadora de histórias e com 6 mil anos de vida. Mas outros moradores habitam a casa, entre eles o Gato Pintado, que vive na biblioteca do castelo; a cobra cor-de-rosa Celeste, que mora na árvore; o Mau, um monstro roxo que fica nos encanamentos e dá a gargalhada fatal; e até um ser mecânico, o Porteiro, que tem o bordão "Plift Ploft Still, a porta se abriu".

 

Nino tem três amigos que não vivem no castelo, mas estão sempre juntos nas aventuras da atração. O menor deles é Zequinha (Freddy Allan), sapeca, curioso e vive perguntando "Por quê?", iniciando uma sequência de "porquês" até alguém perder a calma e berrar "Porque sim, Zequinha!". Pedro (Luciano Amaral) é o maior, tem 10 anos, é mais intelectual, tem boas ideias, é criativo e líder do grupo quando Nino não está junto. E Biba (Cinthya Rachel), de 10 anos, uma garota esperta, feminina e decidida, que age como a mais responsável da turma.

 

Outros personagens se revezam em cada episódio como visitantes do castelo. O jovem negro Bongô (Eduardo Silva), entregador de pizza, curte música, dança e morre de medo de bruxas. O dr. Abobrinha (Pascoal da Conceição) é outro que frequenta o local mágico. Corretor imobiliário, ele possui uma obsessão em construir um prédio de 100 andares onde está o Castelo. Para isso, vive usando disfarces para tentar conseguir a assinatura do contrato de venda da casa, mas sempre é descoberto. Penélope (Ângela Dip) é mais uma desse time. Jovem, bonita e apresentadora de telejornal, ela se destaca por usar a cor rosa na roupa, na maquiagem e nos cabelos, e adora visitar o Castelo para se divertir com as crianças. São mais de 20 figuras que entram e saem do Castelo.

 

As diretrizes pedagógicas tiveram como foco colaborar para a formação das crianças, criando condições para que elas pudessem estabelecer relações produtivas e prazerosas com o processo de aprendizagem escolar, com noções de Ciências, História, Matemática, Música, incentivando a leitura, artes plásticas, ecologia e cidadania. Tudo isso, de forma divertida e mágica.

 

Direção e Produção

 

Foram produzidos 90 episódios da série, com 30 minutos cada, mais um especial de Natal. O número de profissionais envolvidos chegou a 250, entre atores, diretores, produtores, músicos, autores, ilustradores, cenógrafos, efeitos especiais, figurinistas, editores e equipe técnica. Aproximadamente 800 figurinos foram confeccionados para os personagens.

 

A direção foi de Cao Hamburger, Carlos Nascimbeni e Fernando Rodrigues de Souza no enredo central. Outros 13 diretores dividiram a direção dos quadros. A direção geral foi de Cao Hamburger.

 

Castelo Rá-Tim-Bum foi uma coprodução entre TV Cultura, SESI e FIESP.

 

A TV Cultura terá ações nas redes sociais com memes, avatares e pequenos vídeos compartilhados, trazendo curiosidades do programa e incentivando a participação do público através da hashtag #castelo20anos

 

No site especial da série, os fãs poderão fazer um tour virtual pelo Castelo e assistir aos episódios, disponibilizados conforme a exibição na TV.

http://tvcultura.cmais.com.br/castelo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado