Film&Arts - Destaques da programação de 04/08 a 10/08
Documentário sobre Lang Lang, renomado pianista chinês, é exibido noFilm&Arts
Lang Lang, de apenas 32 anos, é reconhecido mundialmente por sua habilidade com o piano e, por isso, pode ser considerado um virtuoso – pessoa extremamente habilidosa ao utilizar um instrumento musical. OFilm&Arts exibe em 4 de agosto, segunda-feira, às 18h o documentário Lang Lang: The Art of Being a Virtuoso.
O diretor da produção, Thomas Grube, acompanhou o pianista chinês Lang Lang em sua turnê pelos países da China, Europa e Estados Unidos e conseguiu apresentar em sua obra uma visão íntima e profunda, capaz de revelar a vida e os pensamentos deste artista consagrado na música clássica atual.
Filme nacional retrata vida de garota paralelamente às transformações de Brasília
O Film&Arts exibe em 5 de agosto, terça-feira, às 19h o drama brasileiro As Vidas de Maria (2006), dirigido por Renato Barbieri. A produção retrata a história de Maria, uma menina que nasceu no mesmo dia da fundação de Brasília e acompanha as transformações da capital do país ao longo de sua vida.
A personagem, que perdeu a mãe por complicações no parto e foi abandonada pelo pai desempregado, ficou sob os cuidados de seu padrinho (Gésio Amadeu) e depois foi adotada informalmente por um rico deputado. Ao se envolver com problemas na adolescência, optou por começar uma vida sozinha no exterior. O longa procura mostrar paralelamente em consequências naturais do roteiro as mudanças de Maria e da capital brasileira – ambas em desenvolvimento.
Contado em ordem cronológica, o filme resume 43 anos da vida de Maria, que é interpretada por quatro atrizes: Ingra Liberato no período adulto, Sthefany Brito na adolescência e Giulia Dainez Roque e Ingrid Zago na infância.
As Vidas de Maria (2006, Brasil)
05/8, terça-feira, às 19h
Gênero: drama
Direção: Renato Barbieri
Elenco: Sthefany Brito, Gésio Amadeu, Ingra Liberato
Benedict Cumberbatch dá vida a Stephen Hawking em longa do Film&Arts
O britânico Stephen Hawking é um dos mais consagrados cientistas e físicos da atualidade. Aos 21 anos foi diagnosticado com a doença degenerativa esclerose lateral amiotrófica – enfermidade que paralisa os músculos do corpo, mas não atinge as funções cerebrais –, o que não o impediu de continuar com seus estudos e pesquisas. Ganhador de dezenas de prêmios e autor de importantes obras científicas foi nomeado Professor Lucasiano Emérico – posto ocupado por gênios da ciência como Isaac Newton. Atualmente Hawking não possui quase nenhum movimento e se comunica com um sintetizador de voz.
O Film&Arts exibe em 6 de agosto, quarta-feira, às 22h, A História de Stephen Hawking (Hawking,2004, Reino Unido), cinebiografia dirigida por Philip Martin. A produção retrata a trajetória de vida do renomado físico (interpretado por Benedict Cumberbatch, de Sherlock), que teve de saber lidar com o avanço da doença enquanto desenvolvia seus projetos e tentava constituir uma família ao lado de Jane Wilde (Lisa Dillon).
A História de Stephen Hawking (Hawking, 2004, Reino Unido)
06/8, quarta-feira, às 22h
Gênero: bibliografia
Direção: Philip Martin
Elenco: Benedict Cumberbatch, Michael Brandon, Lisa Dillon
Programa do Film&Arts desvenda o que há por trás do clássico Um Estranho no Ninho
Obras cinematográficas são documentos notáveis que dão testemunha de seu tempo. Um dos paradoxos da arte é que grandes obras são atemporais, ao mesmo tempo em que estão profundamente arraigadas em sua época. Esta semana, a série A História Oculta de... vai explorar o longa Um Estranho no Ninho (ganhador de 5 estatuetas do Oscar) e o momento em que foi concebido.
Exibido no Film&Arts em 7 de agosto, quinta-feira, às 21h, o programa vai desvendar o que há por trás da produção lançada em 1976. O filme, dirigido por Milos Forman, retrata a história do criminoso Randle (Jack Nicholson), que, com a finalidade de fugir da prisão, simula estar insano e consegue ser transferido a um hospital psiquiátrico. Lá descobre um ambiente que é dominado completamente pela enfermeira-chefe Mildred (Louise Fletcher) e começa a estimular os pacientes a se revoltarem contra as rígidas normas impostas pelo local.
Um Estranho no Ninho é baseado em uma novela de culto da contracultura estadunidense e reflete o clima antiautoritário dos anos 70 no mundo ocidental. A escola, o exército, a prisão e o hospital são acusados de serem instrumentos de controle social e o personagem principal se opõe a isso.
Premiado internacionalmente, filme brasileiro Corpo é exibido no Film&Arts
Dirigido por Rubens Rewald e Rossana Foglia, o filme brasileiro Corpo (2007), será exibido em 8 de agosto, sexta-feira, às 14h no Film&Arts. Ganhador do prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no The Method Independent Film Festival, em Los Angeles, o enigmático drama possui uma estrutura não linear e histórias que se entrecruzam a partir de um acontecimento.
Personagem principal da trama, o solitário Artur (Leonardo Medeiros) é médico-legista do IML (Instituto Médico Legal) de São Paulo e costuma dedicar seu tempo de trabalho para criar devaneios e teorias a respeito dos corpos que chegam ao local. Os seus momentos de tédio terminam quando um corpo, aparentemente conservado há mais de 30 anos é encontrado em uma vala comum em meio a ossos de supostas vítimas da ditadura militar. Ao investigar o caso com a ajuda de sua supervisora Lara (Chris Couto), Artur encontrará personagens entrelaçadas em uma só narrativa e que darão sentido a trama.
Corpo (2007, Brasil)
08/8, sexta-feira, às 14h
Gênero: drama
Direção: Rossana Flogia e Rubens Rewald
Elenco: Leonardo Medeiros, Chris Couto, Rejane Arruda
Freira ajuda Padre Brown a investigar mortes misteriosas em novo episódio
Padre Brown (2013), é uma série inglesa exclusiva do Film&Arts baseada no personagem criado pelo escritor inglês G.K. Chesterton. No episódio inédito que vai ao ar em 10 de agosto, domingo, às 21h, o protagonista contará com a ajuda da Irmã Boniface, assídua leitora de romances policiais, para solucionar a morte suspeita de duas freiras no convento de Santa Inês.
A história, adaptada por Rachel Flowerday e Tahsin Guner, se passa na década de 1950 em Cotswold, uma pequena vila fictícia da Inglaterra, e tem como personagem principal um sacerdote católico com talento especial para resolver crimes. Padre Brown é interpretado por Mark Williams, conhecido internacionalmente por seu trabalho em Doctor Who e nos filmes da saga Harry Potter (no papel de Arthur Weasley).
Entre festas locais, chás da tarde, igrejas antigas, aristocracia e belas paisagens, a produção explora a figura ícone do padre que, ao longo dos anos, adquiriu um singular conhecimento sobre a origem do mal e das mentes criminosas, após ouvir diversas confissões de seus devotos.
Indecisão de participante marca o segundo episódio do reality Breaking Pointe
O sonho da maioria das meninas é tornar-se bailarina e ter a oportunidade de viver a beleza, a elegância e a graça dessa arte clássica. O Film&Arts apresenta em 10/08, domingo, às 19h, o segundo episódio do reality-show Breaking Pointe – o programa que mostra os bastidores da companhia Ballet West, de Salt Lake City, nos EUA.
No episódio inédito, Ronald está com o contrato vencido e enfrenta uma difícil decisão sobre o seu futuro na dança: ficar com seu irmão Rex na companhia Ballet West ou sair com sua namorada Katie. Enquanto Rex leva Ronald para visitar a família em São Francisco e tenta ajuda-lo a tomar a atitude certa, o diretor artístico Adam Sklute escolhe os bailarinos participantes de um novo espetáculo de balé erótico.
Breaking Pointe retrata desde a competividade, a dedicação extrema, as intrigas e outros acontecimentos desconhecidos pela audiência, mas comuns aos ensaios e aos grupos de dança, até as lindas atuações em palco – desvendando a intimidade de bailarinos que vivem em busca da perfeição e se consagram nessa difícil carreira.
Comentários