Temporada “Sinfônica” da série Movimento Violão presta homenagem a Heitor Villa-Lobos, no SescTV

  
Concerto com o violonista Paulo Martelli e a Orquestra Metropolitana mostra peças criadas pelo maestro para violão 
 

 
Foto: Ed Figueiredo

Temporada Sinfônica da série Movimento Violão apresenta concertos em homenagem a compositores brasileiros que escreveram para violão e orquestra, como Radamés Gnattali e Sérgio Assad. No dia 12/08, terça, às 20h, o violonista e curador da série, Paulo Martelli, e a Orquestra Metropolitanaexecutam peças do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos. Os espetáculos têm regência do maestro Rodrigo Vitta. 
  
"A ideia do programa é trazer uma síntese da obra do Villa-Lobos para violão", explica Martelli. Conhecedor do acervo musical do maestro desde criança, o instrumentista comenta que é impossível um violonista não passar pelas composições do Villa-Lobos. "Ele tem verdadeiras revoluções técnicas no instrumento", esclarece. 
  
Rodrigo Vitta avalia a música sinfônica e conclui que a mundial começa em Beethoven e a brasileira, em Villa-Lobos. Já o violonista, pesquisador e professor Humberto Amorim, autor do livro Heitor Villa-Lobos e o Violão, expõe que o maestro criou 52 peças para violão, abrindo novas possibilidades para que compositores influentes se sentissem instigados a produzir e a dedicar obras ao instrumento. 
  
O concerto abre com Suíte Popular Brasileira (Mazurka Choro). "Provavelmente, é a peça mais antiga dele (Villa-Lobos)", acredita Martelli, que também executa, junto com a Orquestra Metropolitana, Prelúdio Nº 3 e Prelúdio Nº 5, concebidas em 1940. Estudo Nº 10, uma das composições mais revolucionárias dos 12 Estudos, segundo o violonista, também é contemplada no programa, que traz, ainda, Choro Nº 5 (Alma Brasileira)Concerto para Violão e Orquestra de Câmara (Allegro Preciso)Concerto para Violão e Orquestra de Câmara (Andantino e Andante); e Concerto para Violão e Orquestra de Câmara (Allegro no Troppo). 
  
Com direção para TV de Fabiola Braga e Flávio N. Rodrigues, o espetáculo foi gravado no Sesc Bom Retiro, na capital paulista, em 2013. 
  
  
Próximo concerto: 
  
Especial Sérgio Assad 
Duo Siqueira Lima e Orquestra Metropolitana apresentam concerto, sob regência de Rodrigo Vitta, para homenagear o compositor brasileiro Sérgio Assad. Participação de Paulo Martelli. Dia 19/08, terça, às 20h. Gravado no Sesc Bom Retiro, na capital paulista. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado