TELECINE CULT HOMENAGEIA BETTE DAVIS


No dia 6 de outubro, quando se completam 25 anos da morte da diva Bette Davis, o Telecine Cult faz uma dobradinha com filmes estrelados por ela: A Malvada, que lhe rendeu o título de melhor atriz no Festival de Cannes e A Rainha Tirana.
O especial começa às 22h, com A Malvada. O clássico de Hollywood, dirigido por Joseph Mankiewicz, foi indicado em 14 categorias do Oscar, em 1951, e laureado em seis delas: Filme, Diretor, Roteiro, Ator Coadjuvante para George Sanders, Figurino e Som. O drama também entrou para a história da premiação como o único a ter quatro atrizes indicadas por suas atuações: Bette Davis e Anne Baxter como Atriz; Celeste Holm e Thelma Ritter como Atriz Coadjuvante. Mas foi a primeira, que, mesmo sem faturar a estatueta, voltou a figurar entre as estrelas de primeira grandeza com a produção, a ponto de dizer que foi ‘ressuscitada’ pela obra.
Ao contrário do que a tradução do título pode sugerir, a malvada da trama é Eve Harrington (Anne Baxter), jovem atriz ambiciosa, que faz tudo para roubar o lugar da diva da Brodway Margo Channing (Bette Davis). Num mundo de vaidade e egos inflados, o crítico de teatro Addison DeWitt (George Sanders) é o único a perceber as verdadeiras ambições de Eve.
À 0h30, é a vez de A Rainha Tirana. A Rainha Elizabeth I (Bette Davis) começa a sentir uma forte atração pelo cobiçado cavaleiro, Walter Raleigh. Além de lidar com as complicadas questões de seu reino, a Majestade terá que enfrentar a paixão de Walter por Beth Throgmorton (Joan Collins), uma de suas damas de companhia, uma mulher ardilosa e bem mais jovem. O longa foi indicado ao Oscar de Figurino.
Durante os 53 anos de carreira, Bette estrelou mais de 16 longas, na sua maioria dramas e foi reconhecida por grandes prêmios do cinema. Em 1939, levou o Oscar de Atriz por sua atuação em Jezebel.
Serviço:
Dia 06/10, no Telecine Cult.
Às 22h: A Malvada (All About Eve)Direção: Joseph Mankiewicz.
Elenco: George Sanders, Anne Baxter e Bette Davis.
EUA, 1950. Drama. 138 min. Livre.
À 0h30: A Rainha Tirana (The Virgin Queen (1955))Direção: Henry Koster.
Elenco: Bette Davis, Joan Collins e Richard Todd.
EUA, 1955. Drama. 91 min. 10 anos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado