Especial lembra o drama do grupo de chineses presos e torturados no Brasil há 50 anos

Neste domingo, dia 14, o ‘GloboNews Especial’ conta a história do grupo de nove chineses que, há 50 anos, foram presos e torturados no Brasil, acusados de envolvimento numa conspiração comunista, nos primeiros dias do golpe de 1964. Apesar de viver legalmente no país, eles foram identificados como agentes internacionais instalados no Brasil para disseminar a revolução comunista. Vítimas da paranoia anticomunista da época, foram condenados a dez anos de prisão por subversão e, depois de mais de um ano detidos e de uma forte reação internacional, foram expulsos do país. O caso ficou conhecido como o primeiro escândalo internacional de violação dos direitos humanos da ditadura militar brasileira.

O Brasil nunca pediu desculpas nem devolveu o dinheiro apreendido com o grupo - um valor que hoje ultrapassaria os R$ 800 mil. Na China, os nove se tornaram heróis nacionais e ficaram conhecidos como "Nove Estrelas" ou "Nove Corações Vermelhos voltados para a Pátria". Dez anos depois, em 1974, durante o Governo Geisel, Brasil e China estabeleceram relações diplomáticas, mas o incidente ficou esquecido em arquivos secretos. O episódio deu origem ao livro “O caso dos nove chineses’, escrito pelos jornalistas Ciça Guedes e Murilo Fiuza de Melo, que é revisitado pelo ‘GloboNews Especial’ deste domingo, dia 14. Além de ter ido à China, onde o tema está longe de ter sido esquecido, para ouvir um dos chineses que está vivo, o programa conta com depoimentos de várias pessoas envolvidas no caso e com cenas de um curta-metragem feito por um cineasta que foi vizinho de um dos chineses na infância.

O ‘GloboNews Especial’ vai ao ar no domingo, dia 14, às 20h30, na GloboNews.

Foto: Um dos chineses que foi preso e torturado no Brasil há 50 anos conta essa história à GloboNews. Crédito: Divulgação Globo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado