TV Cultura transmite Carnaval do Recife e traz programação especial durante a folia

Emissora levará ao ar, ao vivo, diversos shows musicais direto do Marco Zero, a partir deste sábado (14/2)

 

 

São Paulo, 10 de fevereiro de 2015 – Numa parceria com a TV Nova Nordeste, a TV Cultura transmite ao vivo, entre sábado (14) e terça-feira (17/2), o Carnaval do Recife, direto do Marco Zero. Durante a folia, a emissora também leva ao ar programas temáticos, incluindo MetrópolisImagem do Som Roda Viva.  


No sábado (14), a partir das 21h30, o Carnaval de Pernambuco invade a tela da Cultura com diversos shows, incluindo Natiruts, Titãs e Gaby Amarantos. No domingo (15), às 23h, a emissora traz entre as apresentações as bandas Nação Zumbi e O Rappa, além do cantor Otto. A segunda-feira (16) será embalada, a partir das 23h, com atrações como Fundo de Quintal, Jorge Aragão e Monobloco. A terça-feira de Carnaval (17) fecha com chave de ouro, com as participações de Elba Ramalho e Alceu Valença, desde as 23h. O Carnaval é Cultura 2015 será apresentado por Cunha Jr. e Roberta Martinelli, e terá entrevistas com personalidades, conduzidas por Adriana Cimino.       


Na madrugada de sábado (14/2) para domingo, às 
4h, o programa Imagem do Som exibe show do sambista Jorge Aragão. Na apresentação, gravada para o DVD Ao Vivo, o músico recebe Elza Soares, Beth Carvalho, Martinho da Vila e Fundo de Quintal. Grandes sucessos do samba compõem o repertório, que inclui canções como Coisinha do PaiVou Festejar e Casa de Bamba. Outro destaque do show é a interpretação da Ária (Cantilena) da Bachianas Brasileiras nº 5, de Heitor Villa-Lobos, ao ritmo do samba.

 

No domingo (15/2), às 7h, o Mosaicos traça a trajetória artística de Nelson Cavaquinho (1911-1986), um dos mais representativos nomes da música popular brasileira. Para relembrar a carreira do autor de clássicos do samba, comoFolhas SecasLuz Negra e Juízo Final, o programa reúne três amigos do compositor: os músicos Nelson Sargento, Carlinhos Vergueiro e Eduardo Gudin. O programa ainda traz números musicais das cantoras Giana Viscardi, Ângela Evans e Daisy Cordeiro. Acompanhadas pelo grupo Ó do Borogodó, elas interpretam algumas das principais músicas do repertório do homenageado. Por fim, o Mosaicos também relembra as participações de Nelson Cavaquinho em programas da TV Cultura, como o MPB Especial e o Festival de Verão do Guarujá.


Para falar sobre Carnaval de rua, o JC Debate recebe dois especialistas no assunto. No programa de segunda-feira (16), às 13h, a apresentadora Andresa Boni conversa com Olga Von Simson, cientista social e professora da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e da Universidade Federal de São Carlos, e com Alberto Ikeda, etnomusicólogo, especialista em Carnaval e professor do Instituto de Artes da Unesp (Universidade Estadual Paulista). Olga e Alberto falam da origem do Carnaval para explicar por que a festa tem esse jeito de se manifestar. Eles também esclarecem que o Carnaval oficial, aquele das escolas de samba, dos blocos e cordões, é o Carnaval espetáculo. Já a festa de rua, que tem crescido e ganhado cada vez mais participantes, é o Carnaval de oposição, da crítica política. E os convidados falam por que essa modalidade popular ainda sobrevive e se revitaliza. O professor Ikeda entra no clima da festa e finaliza a conversa tocando cavaquinho.


Ainda na segunda-feira, às 22h, o Roda Viva entra no ritmo do Carnaval e reapresenta uma histórica edição com o carnavalesco Joãosinho Trinta. O programa foi originalmente ao ar em 1990, com a bancada de entrevistadores formada pelos jornalistas Maria Cristina Duarte, Olney Kruse, J.B. Medeiros, Paulo Vieira Lima, Sergio Pinto de Almeida e Oswaldinho Faustino. A apresentação foi de Jorge Escosteguy.

 

Na quarta-feira (18), o Metrópolis reúne em seu estúdio, para um bate-papo, quatro mestres do samba: Osvaldinho da Cuíca, Wilson das Neves, Monarco e Ideval Anselmo. Na entrevista conduzida por Cunha Jr., eles contam histórias de sambas-enredo, em especial os de suas escolas (Osvaldinho é da Vai-Vai; Wilson, da Império Serrano; Monarco, da Portela; e Ideval, da Camisa Verde e Branco). Falam da paixão pela festa nacional, do envolvimento da comunidade e da rivalidade entre Rio e São Paulo na avenida e na curtição. O programa vai ao ar às 23h.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado