Canal Rural denuncia mercado clandestino dos agrotóxicos no Brasil




 

 


Série de reportagens "Agrotóxicos Sob Suspeita" vai ao ar
na próxima semana, no
Rural Notícias, a partir das 19h

 

 

 

 O comércio ilegal de agrotóxicos no País cresce silenciosamente, gerando um prejuízo aproximado de R$ 3 bilhões por ano ao setor. Para denunciar o mercado clandestino de produtos, a equipe de reportagens especiais do Canal Rural preparou a série Agrotóxicos Sob Suspeita. Na próxima semana, as reportagens trarão à tona o problema. Os repórteres mostram a facilidade de comprar agroquímicos e atravessar a fronteira entre Paraguai e Brasil sem nenhum controle. A série está dividida em cinco reportagens, que vão ao ar de segunda (23) a sexta-feira (27), às 19h, no Rural Notícias.
       
Além do aumento do tráfico de produtos, o telespectador ficará sabendo como o comércio ilegal se sofisticou. Vendas online e entregas em domicílio burlam a fiscalização e trazem riscos ao produtor que participa dessas transações comerciais. As matérias também denunciam a existência de quadrilhas, no interior de São Paulo, que falsificam agroquímicos em fábricas improvisadas e distribuem o produto pirata para todo o brasil.
        Os repórteres João Bosco, André Dórea e o repórter cinematográfico José Márcio foram atrás de vítimas das quadrilhas e encontraram histórias de produtores que usaram defensivos falsificados e perderam lavouras inteiras. A ousadia do mercado ilegal é tamanha que agroquímicos fraudados são vendidos até mesmo em licitações públicas. Isso aconteceu com principal centro de pesquisa de soja do país.
         A série é o resultado de mais de dois meses de trabalho investigativo da equipe de jornalismo do Canal Rural e joga luz em um comércio ilegal que invadiu cerca de 10% do mercado de agroquímicos brasileiro e tem deixado prejuízos irreparáveis para a agropecuária brasileira. 


Equipe do Canal Rural visita agricultora de Ponta Grossa (PR) vítima de fraudadores de defensivos. Produtora perdeu toda a lavoura com ferrugem asiática - Foto/Canal Rural

 

Sobre o Canal Rural

O Canal Rural, empresa do Grupo J&F, é a principal plataforma de comunicação especializada em agronegócio no Brasil. Além da TV segmentada mais assistida pelos tomadores de decisão do setor, segundo pesquisa Ipsos Marplan (2013), a marca engloba portal de notícias, leilões, eventos, aplicativos e educação para o agronegócio. Lançado em 1996, o Canal Rural leva informação e entretenimento aos milhões de produtores espalhados pelo País e aos "produtores de milhões", que garantem ao setor participação de aproximadamente 25% no PIB brasileiro.

 

Acompanhe o Canal Rural:

Na TV: são 18 horas diárias de jornalismo, entretenimento e shopping rural. O conteúdo pode ser assistido pelos canais 135 e 185 da NET, 159 da SKY, 112 da Claro TV, pelas operadoras NEO TV, pela parabólica (banda C) ou em tempo real pela Internet, no site www.canalrural.com.br

Na web: canalrural.com.br - noticiário completo sobre agronegócio e vida no campo e c2rural.com.br – transmissão de leilões e eventos como congressos, seminários e premiações. 

Nas redes sociais: www.facebook.com/canalrural|www.twitter.com/canalrural | Intagram: @canalrural


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado