​HBO ESTREIA “DUNA DE JODOROWSKY”



Documentário conta a história do grande filme de ficção científica que nunca foi concluído


São Paulo, 22 de maio de 2015 – A HBO Latin America estreia com exclusividade o documentário Duna de Jodorowsky, no dia 26 de maio, às 22h. Considerado pela revista norte-americana Variety um "filme cult alucinante", o documentário conta a história do romancista, dramaturgo, poeta, ator e músico chileno Alejandro Jodorowsky (El Topo, A Montanha Sagrada) e do seu maior projeto, que, de fato, nunca foi executado: levar para o cinema a adaptação do romance de ficção científica Duna, de Frank Herbert.

Para tentar produzir este ambicioso projeto, e com o objetivo de mudar o mundo por meio da arte, Jodorowsky contava com a ajuda de grandes artistas do século como o pintor Salvador Dalí, o cineasta e ator Orson Welles e a estrela dos Rolling Stones, Mick Jagger, além da clássica e popular banda Pink Floyd.

Em 1973, o produtor de cinema Arthur P. Jacobs comprou os direitos cinematográficos de Duna, mas morreu antes de fazer o filme. Mais de dois anos depois, Jodorowsky ficou com os direitos e tomou algumas liberdades criativas com o material original de Herbert. No entanto, por causa do roteiro extenso, da equipe artística que ele reuniu, de uma infinidade de projetos criativos e por problemas financeiros o filme não conseguiu chegar aos cinemas.

Dirigido por Frank Pavich, o documentário Duna de Jodorowsky narra a história do filme que começou a ser produzido em 1975 e nunca estreou, ficando apenas na imaginação dos seus criadores. Por meio de entrevistas com Jodorowsky e seus colaboradores, Pavich destaca de que forma os sonhos criativos do romance Duna inspiraram produtores e roteiristas ao longo dos anos.

O diretor do documentário compartilha com os telespectadores a inspiração que o storyboard e a arte conceitual do projeto proporcionaram para filmes como Star Wars, O Exterminador do Futuro e Alien, o 8º Passageiro – longas que contaram com a participação de profissionais da equipe formada por Jodorowsky para produzir a adaptação de Duna.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado