Gloria Pires enfrenta decisão médica para defender paciente em cena de “Nise – O Coração da Loucura”

Nise - O Coração da Loucura_  Divulgação

DIRIGIDO POR ROBERTO BERLINER, LONGA ESTREIA EM 21 DE ABRIL

Nise da Silveira enfrentou tudo e todos pelo bem de seus "clientes". Na nova cena de "Nise – O Coração da Loucura", que pode ser vista no link https://www.youtube.com/watch?v=pvslHtlto2Q, a psiquiatra contraria a decisão de um colega e é repreendida pelo diretor do Hospital Psiquiátrico Pedro II. "A senhora sabe que isso fere a ética. Não é assim que se age com um colega. O Dr. Cesar é o responsável pelo paciente", afirma Dr. Nelson (Zé Carlos Machado). A atitude de Nise impediu que o tratamento da lobotomia fosse aplicado no paciente Fernando (Fabrício Boliveira). "Eu não me arrependo! Ele não se importa com Fernando. Eu fiz o que eu achei certo", esbraveja Nise. O clipe se encerra com o retorno de Fernando ao ambiente acolhedor do Setor de Terapia Ocupacional de Nise. Dirigido por Roberto Berliner, "Nise - O Coração da Loucura" chega aos cinemas brasileiros em 21 de abril.

Produzido da TvZero, coproduzido pelo canal GNT e distribuído pela Imagem Filmes, "Nise - O Coração da Loucura" mostra o trabalho da psiquiatra Nise da Silveira com os pacientes do Setor de Terapia Ocupacional do Hospital Psiquiátrico Pedro II, no Engenho de Dentro. O longa foi filmado durante dois meses no Instituto Nise da Silveira no Engenho de Dentro, local onde ficava o Hospital Psiquiátrico Pedro II e retrata o início do trabalho da doutora com seus "clientes" através da arte e do afeto. O filme já recebeu diversos prêmios, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz para Gloria Pires pelo Júri Oficial do Festival de Tóquio 2015 e Melhor Filme pelo Júri Popular do Festival do Rio 2015.

"Nise – O Coração da Loucura" explora a revolução realizada por Nise que ecoou pelo resto do país, abolindo tratamentos violentos e destrutivos, como a lobotomia e o eletrochoque. Nise da Silveira foi pioneira no uso da terapia ocupacional através de um ateliê de pintura e um tratamento baseado no afeto e no convívio com animais domésticos, métodos revolucionários que são referência até hoje.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado