Série “Em Movimento” discute a questão da mobilidade urbana no Brasil e no mundo


 

Congestionamentos causados por excesso de carros, transporte público ineficiente e tantos outros problema de mobilidade urbana resultam em um gasto anual de 267 bilhões de reais no Brasil. Além dos impactos no bolso, a  imobilidade nas grandes cidades faz com que as pessoas percam não só tempo, mas também saúde e tranquilidade. A partir de terça-feira, dia 7, a série 'Em Movimento', da GloboNews, discute problemas e soluções em diversas capitais do Brasil e cidades como Londres, Nova York e Tóquio. Os 12 episódios mostram a integração no transporte público, como funcionam metrô, VLT e bicicleta em cidades pensadas para carros, e o trabalho de centros de pesquisa como a COPPE, no Rio de Janeiro, que já estão testando alternativas de transporte com energia limpa para os próximos anos.

 

Os repórteres Murilo Salviano e Victor Ferreira e os correspondentes Rodrigo Carvalho (Europa) e Felipe Santana (Nova York) testam diversos modais para mostrar como funciona o transporte nas principais metrópoles do Brasil e do mundo. Morando há um ano e meio na capital inglesa, Rodrigo diz que ficou impactado pela eficiência do setor: ''Vamos mostrar como Londres se tornou uma das capitais da mobilidade. O metrô daqui é o mais antigo do mundo, com 402 quilômetros de extensão. A cidade tem o metrô tradicional, o metrô de superfície, trem, ônibus em faixa exclusiva. Em vários pontos, um painel diz quanto tempo falta para o próximo ônibus ou metrô chegar. Vamos mostrar as principais reclamações de quem vive na cidade e o os projetos de transporte em curso''.

 

No Brasil, Victor Ferreira navega pela hidrovia do rio Tapajós, a mais usada no Pará para transporte de passageiros e cargas. "O Brasil tem 48 mil quilômetros de rios navegáveis, mas só 19 deles têm rotas comerciais", conta o repórter, que também acompanha a jornada dos caminhoneiros para levar milho e soja do Mato Grosso até o porto de Miritituba, no Pará: "De Sorriso, no Mato Grosso, até o porto de Miritituba, no Pará, mostramos como o Brasil transporta mal seus principais produtos de exportação: a soja e o milho.  Pelo caminho, vemos acidentes, insegurança e uma BR com quilômetros de estrada de terra".

 

A série 'Em Movimento' vai ao ar às terças-feiras, às 21h30, na GloboNews.

 

Foto RC: O correspondente Rodrigo Carvalho visita o metrô de superfície em Londres.

Crédito: Divulgação

 

Foto1: Imagem da  BR-163 em Trairão, no Pará. A equipe da GloboNews  acompanha a jornada dos caminhoneiros para levar milho e soja até o porto de Miritituba, no Pará.

Crédito: Divulgação


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado