Em Quarentena, Rafael Cortez lança canção emocionante sobre a saudade em tempos de confinamento

"Um Abraço", tem letra e melodia de Cortez e participação da artista Badi Assad nos vocais. O clipe da canção conta com dezenas de imagens de seguidores e amigos de Cortez dando e ganhando carinho. O trabalho tem sido disseminado em redes sociais e grupos de whatsapp como um sinal de esperança em tempos tão difíceis.

Músico, comediante e youtuber: são nessas funções que Rafael Cortez divide o tempo enquanto faz sua parte em seu isolamento, direto de seu apartamento na Zona Oeste de São Paulo. Desde que se confinou, há cinco semanas, Cortez cumpre uma agenda de lives em seu Instagram, Facebook e canal no Youtube (Love Treta), realizando diversos shows que atendem públicos de praticamente todas as idades: vai de Contação de Histórias a Recitais de violão clássico; de sets intimistas de voz e violão de MPB a testes de piadas para um novo solo de stand-up - um especial, falando apenas de situações vividas neste período de reclusão.  

Paralelamente, Rafael começou a perceber uma ansiedade maior em familiares, amigos, fãs e seguidores nas redes sociais. À medida que os dias em casa se tornam mais numerosos e as notícias boas muitas vezes tardem a chegar, aumentaram os relatos de desolamento e descrença, quase sempre agravados pela saudade que todo mundo sente de levar uma vida normal novamente e, acima de tudo, rever as pessoas que amamos e de quem sentimos falta. Isso tudo motivou o nascimento de "Um Abraço".

O aniversário de 96 anos de dona Regina, única avó ainda viva de Cortez, realizado no dia 4 de abril, foi o estímulo que faltava para a canção nascer praticamente pronta: em menos de uma hora, tudo estava finalizado e os ajustes finos foram poucos. O relato desse processo todo está nas palavras do próprio Rafael: "Um Abraço" é uma música minha (letra e melodia) composta em abril de 2020, no mesmo dia em que minha avó, dona Regina, fazia 96 anos. Com a quarentena imposta pela pandemia do Covid-19, dona Regina não recebeu visitas nesse dia e comemorou a data com uma de minhas tias e uma cuidadora. A canção nasceu dessa necessidade de manter os abraços em dia, mesmo quando não podem ser físicos".

Com a canção feita, Rafael Cortez teve a ideia de realizar um vídeo interativo repleto de cenas de abraços e com pessoas que fazem falta a ele, a alguns amigos e especialmente a seus seguidores nas redes sociais. Cortez fez uma convocação em seus perfis na internet e recebeu centenas de imagens de internautas mostrando famílias, trocas de carinhos e saudades mil. Com isso, a canção "Um Abraço" virou uma experiência audiovisual que trata da saudade de muita gente: e da certeza de que os abraços e sentimentos expressos no vídeo vão voltar a acontecer de verdade quando tudo isso passar. Assista aqui.

Completando a experiência, "Um Abraço" ganhou voz principal da renomada cantora e violonista Badi Assad, ídola de Cortez em 1992, ex professora de violão dele na juventude e hoje, 28 anos depois, uma amiga querida. Sobre essa parceria no vídeo e na canção, Badi Assad disse: "Adorei ser convidada pelo Rafa para ser a voz deste seu projeto tão amoroso. Com certeza selamos ainda mais nossa amizade de muitos anos e nos sentimos mais próximos do que nunca, apesar do isolamento. Que esta canção nos abrace a todos!".

Na execução de "Um Abraço", tudo foi feito de casa, respeitando o isolamento social. Rafael Cortez toca o violão e faz a segunda voz. Badi Assad fez o mesmo de seu lar. Idem a percussão, edição e mixagem de som de Xico Mendes (da banda Pedra Letícia) e a edição final do vídeo de Thais Cortez, irmã e melhor amiga do Rafael. 

O lançamento da canção e vídeo de "Um Abraço" aconteceu nas redes sociais do Rafael e da Badi. Aos poucos, a canção ganha força na internet com compartilhamentos espontâneos entre seguidores, curiosos e demais internautas que encontram no trabalho um alento para dias tão difíceis. A versão para os streamings de música deve subir nas principais plataformas até o final do mês, ainda respeitando o modo remoto como foi gravada e editada.

Acima de tudo, "Um Abraço" é um modo carinhoso de temos de dizer uns para os outros em dias tão cruéis como os de agora: "estou pensando em cada um/ abraçando cada um/ e beijando um a um num som..."

Sobre Rafael Cortez
Aos 43 anos, Rafael Cortez já teve programas na Band, Record, Globo e Comedy Central, além de passagens pelo SBT, GNT, Multishow, canais de internet, cinema, rádios e outras plataformas. Hoje, Cortez se identifica cada vez mais como um "cara de conteúdo autoral", dedicando-se totalmente a isso e criando seus "filhos".

Tem seu canal no Youtube, o Love Treta, com mais de 419 mil inscritos. Em 2018, lançou o livro de prosa e poesia Memórias de Zarabatanas. Realizou o primeiro talk-show (The Live Show, em 2019, pelo UOL) comandado de dentro de uma universidade e com estudantes trabalhando em todas suas etapas, a seu lado, para ganhar conhecimento prático de carreira.

Tem três CD's lançados como músico e cantor, sendo um deles o Música Divertida Brasileira, ideia dele - um resgate e releitura das canções mais divertidas da MPB, ao lado da banda Pedra Letícia. Cortez lançou também 6 audiolivros com sua voz, um livro de comédia (Meu Azar com as Mulheres) e está indo para seu terceiro solo de comédia Stand-Up numa carreira de 12 anos de shows realizados por todo Brasil, além de parte do Japão, México e EUA. 

 

Faz, também, dezenas de eventos corporativos para muitas marcas e empresas, bem como sua palestra Apostando na Carreira – em versão para empresas e também para o público estudantil.

 

O artista se vê provocado por uma carreira que una todas suas características profissionais. "A multifacetação é o caminho que escolhi. Sou um realizador de conteúdo, acima de tudo. Minha expectativa é a mesma, sempre: poder, com tudo que faço, atingir as pessoas e trazer alguma alegria, emoção ou mudança positiva para suas vidas - ou, ao menos, para o momento em que cruzam comigo."  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado