HISTORY estreia série-documentário sobre a Guerra do Vietnã com imagens raras e depoimentos de combatentes


A guerra que colocou em confronto o Vietnã e os EUA há mais de 30 anos é o tema de Vietnã: Os Arquivos Perdidos, série-documentário que o HISTORY exibe de 18 a 20/1, quarta a sexta-feira, sempre às 22h. A atração em seis episódios traz o testemunho de homens que conseguiram voltar para casa depois do conflito e revivem os temores da guerra ao narrar sua história.

 

O confronto teve início em 1965 quando os Estados Unidos enviaram tropas para sustentar o governo Vietnã do Sul e, assim, fazer frente ao movimento insurgente de nacionalistas e comunistas (FNL), também conhecidos como vietcongues. Foi apenas em 1973 que os EUA concordaram em retirar suas tropas do país e assinaram os acordos de Paz de Paris. Vietnã do Sul e Vietnã do Norte, no entanto, continuaram duelando, e o término da guerra se deu, de fato, em 1975, quando Saigon, capital do Vietnã do Sul, foi ocupada pelos comunistas. Confira os episódios:

 

18/1, quarta-feira, às 22h - Início e Procurar e Destruir mostram como, em 1965, a Operação Rolling Thunder, comandada pelos EUA, invadiu o Vietnã do Norte e foi derrotada no Vale de Drang, uma vez que os soldados vietnamitas estavam em maior número. Charles Brown, soldado que participou de missões de resgate no período, lutou por sua sobrevivência nas encostas da sangrenta Colina 875. Nos Estados Unidos, a opinião pública começa a questionar a estratégia militar que estava sendo aplicada.

 

19/1, quinta-feira, às 22h - A Ofensiva do TET e Guerra sem fim apresentam como o Vietnã ganhou terreno quando a Ofensiva do TET, ataque em três fases lançado em 1968 pelo Vietnã do Norte, pegou de surpresa os Estados Unidos. Em retaliação, em Khe Sanh e Pleiku, as tropas norte-americanas atacaram. O soldado Karl Malantes - mais tarde autor do livro de memórias que virou best-seller Matterhorn: A Novel of the Vietnam War – fala da luta por sua vida.  E, nos EUA, boa parte da população permanecia se opondo à guerra.

 

20/1, sexta-feira, às 22h - Guerra de mudança e Paz com honra narram a retirada das tropas norte-americanas. Gery Benedetti patrulhou as águas hostis do Delta de Mekong. James Anderson comandou um batalhão no Camboja depois de uma ordem controversa do presidente Nixon. Don DeVore lutou para sobreviver a um feroz ataque durante a noite. Até que esses homens, mais tarde conhecidos como os veteranos da Guerra voltaram para casa. Dois anos depois, deu-se a queda de Saigon, capital do Vietnã do Sul e a unificação do Vietnã como nação comunista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado