TV Cultura homenageia os 80 anos do maestro Isaac Karabtchevsky

 

Concertos inéditos e um documentário especial produzido pela emissora serão exibidos durante o mês de março, no programa Clássicos, todos os sábados, às 21h30

 

 

São Paulo, 25 de fevereiro de 2015 – Com a apresentação de concertos e de um documentário especial, que serão exibidos aos sábados durante o mês de março, o programa Clássicos fará uma homenagem ao maestro Isaac Karabtchevsky, que completou 80 anos no último mês de dezembro e é um dos maiores nomes da música clássica brasileira. Com uma carreira que o tornou célebre, Karabtchevsky ainda se encontra em plena atividade à frente de grandes orquestras no Brasil e em apresentações em outros países.

 

A programação que irá ao ar em março inclui gravações exclusivas de concertos frente à Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e à Sinfônica de Heliópolis, ambos inéditos. Serão exibidos nos dias 7, 14 e 21, às 21h30. Esses programas trarão obras de três compositores que são muito queridos de Karabtchevsky: Villa-Lobos, Richard Strauss e Gustav Mahler.

 

Completa o mês comemorativo o documentário especialmente produzido pela TV Cultura e que está em final de edição. O programa mostra a vida de Karabtchevsky, desde suas primeiras experiências musicais até grandes êxitos no Brasil e no exterior. Depoimentos, imagens e gravações de arquivo trazem momentos de relevância em sua carreira. Vai ao ar no dia 28.

 

O maestro Isaac Karabtchevsky ocupa um lugar singular na história da música no Brasil: atualmente, aos 80 anos de idade, ainda dirige três importantes grandes orquestras no país. É diretor artístico e regente titular da Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, da Sinfônica Heliópolis e da Petrobras Sinfônica.

Ao longo de sua vida, além de ter dirigido algumas das mais importantes orquestra brasileiras – como a Sinfônica Municipal de São Paulo, a Orquestra Sinfônica Brasileira (por mais de 25 anos) e a Sinfônica de Porto Alegre –, foi titular de orquestras importantes na Europa. Dentre elas, estão a do Teatro La Fenice de Veneza, do Pays de la Loire, na França, e da Tonkunstler de Viena. Nesta última, foi diretor artístico de 1988 a 1994 e, em virtude de seu trabalho, foi o primeiro artista brasileiro a receber, do governo da Áustria, a comenda Grande Mérito à Cultura e a comenda internacional de Chevalier des Arts et des Lettres do governo francês.

Karabtchevsky é convidado regularmente para reger fora do Brasil em diversas das salas de concertos e casas de ópera mais importantes do circuito internacional.

Também reconhecido como grande comunicador, apresentou os Concertos da Juventude na TV Globo. Neste Carnaval 2015, a escola de samba carioca Unidos de Vila Isabel homenageou os 80 anos de Isaac Karabtchevsky com o enredo O maestro brasileiro está na terra de Noel, é partitura azul e branca da nossa Vila Isabel

 

Serviço

Clássicos – sábados, 21h30

 

07/03

Orquestra Sinfônica do Estado São Paulo

Isaac Karabtchevsky, regente

Antonio Meneses, violoncelo

Cordas da Academia da Osesp

Coro da Osesp

Naomi Munakata, regente

Coro Infantil da Osesp

Teruo Yoshida, regente

Heitor Villa-Lobos – Uirapuru

Heitor Villa-Lobos – Fantasia Para Violoncelo e Orquestra

Heitor Villa-Lobos – Bachianas Brasileiras nº 4: Prelúdio

Heitor Villa-Lobos – Mandú-Çarará

 

14/03

Orquestra Sinfônica Heliópolis

Isaac Karabtchevsky, regente

Paula Almerares, soprano

Richard Strauss - Quatro últimas canções, TrV 296

Richard Strauss - A Vida de Herói, TrV 190, op. 40

 

21/03

Orquestra Sinfônica Heliópolis

Isaac Karabtchevsky, regente
Lina Mendes, soprano
Edinéia de Oliveira, mezzo-soprano
Coral

Gustav Mahler - Sinfonia nº 2, em dó menor  "Ressurreição"

 

28/03

Documentário inédito, produzido especialmente pela TV Cultura em homenagem ao maestro Isaac Karabtchevsky

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado