TV Cultura homenageia os 80 anos do maestro Isaac Karabtchevsky
Concertos inéditos e um documentário especial produzido pela emissora serão exibidos durante o mês de março, no programa Clássicos, todos os sábados, às 21h30
São Paulo, 25 de fevereiro de 2015 – Com a apresentação de concertos e de um documentário especial, que serão exibidos aos sábados durante o mês de março, o programa Clássicos fará uma homenagem ao maestro Isaac Karabtchevsky, que completou 80 anos no último mês de dezembro e é um dos maiores nomes da música clássica brasileira. Com uma carreira que o tornou célebre, Karabtchevsky ainda se encontra em plena atividade à frente de grandes orquestras no Brasil e em apresentações em outros países.
A programação que irá ao ar em março inclui gravações exclusivas de concertos frente à Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e à Sinfônica de Heliópolis, ambos inéditos. Serão exibidos nos dias 7, 14 e 21, às 21h30. Esses programas trarão obras de três compositores que são muito queridos de Karabtchevsky: Villa-Lobos, Richard Strauss e Gustav Mahler.
Completa o mês comemorativo o documentário especialmente produzido pela TV Cultura e que está em final de edição. O programa mostra a vida de Karabtchevsky, desde suas primeiras experiências musicais até grandes êxitos no Brasil e no exterior. Depoimentos, imagens e gravações de arquivo trazem momentos de relevância em sua carreira. Vai ao ar no dia 28.
O maestro Isaac Karabtchevsky ocupa um lugar singular na história da música no Brasil: atualmente, aos 80 anos de idade, ainda dirige três importantes grandes orquestras no país. É diretor artístico e regente titular da Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, da Sinfônica Heliópolis e da Petrobras Sinfônica.
Ao longo de sua vida, além de ter dirigido algumas das mais importantes orquestra brasileiras – como a Sinfônica Municipal de São Paulo, a Orquestra Sinfônica Brasileira (por mais de 25 anos) e a Sinfônica de Porto Alegre –, foi titular de orquestras importantes na Europa. Dentre elas, estão a do Teatro La Fenice de Veneza, do Pays de la Loire, na França, e da Tonkunstler de Viena. Nesta última, foi diretor artístico de 1988 a 1994 e, em virtude de seu trabalho, foi o primeiro artista brasileiro a receber, do governo da Áustria, a comenda Grande Mérito à Cultura e a comenda internacional de Chevalier des Arts et des Lettres do governo francês.
Karabtchevsky é convidado regularmente para reger fora do Brasil em diversas das salas de concertos e casas de ópera mais importantes do circuito internacional.
Também reconhecido como grande comunicador, apresentou os Concertos da Juventude na TV Globo. Neste Carnaval 2015, a escola de samba carioca Unidos de Vila Isabel homenageou os 80 anos de Isaac Karabtchevsky com o enredo O maestro brasileiro está na terra de Noel, é partitura azul e branca da nossa Vila Isabel.
Serviço
Clássicos – sábados, 21h30
07/03
Orquestra Sinfônica do Estado São Paulo
Isaac Karabtchevsky, regente
Antonio Meneses, violoncelo
Cordas da Academia da Osesp
Coro da Osesp
Naomi Munakata, regente
Coro Infantil da Osesp
Teruo Yoshida, regente
Heitor Villa-Lobos – Uirapuru
Heitor Villa-Lobos – Fantasia Para Violoncelo e Orquestra
Heitor Villa-Lobos – Bachianas Brasileiras nº 4: Prelúdio
Heitor Villa-Lobos – Mandú-Çarará
14/03
Orquestra Sinfônica Heliópolis
Isaac Karabtchevsky, regente
Paula Almerares, soprano
Richard Strauss - Quatro últimas canções, TrV 296
Richard Strauss - A Vida de Herói, TrV 190, op. 40
21/03
Orquestra Sinfônica Heliópolis
Isaac Karabtchevsky, regente
Lina Mendes, soprano
Edinéia de Oliveira, mezzo-soprano
Coral
Gustav Mahler - Sinfonia nº 2, em dó menor "Ressurreição"
28/03
Documentário inédito, produzido especialmente pela TV Cultura em homenagem ao maestro Isaac Karabtchevsky
Comentários