Globo presta homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro completa 450 anos no próximo domingo, dia 1º, e para homenagear a Cidade Maravilhosa, a Globo está com uma programação especial desde o início da semana.

O 'Globo Repórter' de hoje, faz sua homenagem à cidade com uma reportagem exibida para todo o país. Cinco repórteres falam sobre a construção do sonho olímpico, sobre os estrangeiros no Rio de Janeiro, a Baía de Guanabara, a moda e a história da cidade e das favelas. Hoje, excepcionalmente, o programa é apresentado no Mirante Dona Marta, na zona sul carioca, por Gloria Maria e Sergio Chapelin.

A comemoração continua no sábado, dia 28, pela manhã com uma edição especial do 'Encontro com Fátima Bernardes'. Em clima de conversa de bar, a apresentadora declara seu amor à cidade e faz um passeio por todo Rio de Janeiro. A praia, a moda, a comida, as figuras tradicionais da cidade, a rotina dos moradores e até o famoso 'jeitinho carioca' serão alguns dos temas retratados em matérias especiais que estão sendo produzidas por Fátima e todo seu time de repórteres. O programa de sábado terá um elenco especial, repleto de cariocas: Malu Mader, Tiago Lacerda, Leandra Leal, Viviane Araújo, Rodrigo Santana e Pedro Bial são alguns dos convidados da atração. Na parte musical, um time de bambas para a roda de samba: Martinho da Vila, Monarco, Sandra de Sá e Dudu Nobre. Até o cardápio que será servido foi elaborado especialmente para o 'Encontro'. A chef Flavia Quaresma irá preparar versões dos quitutes mais conhecidos do povo carioca.

Ainda amanhã, dia 28, o RJTV apresenta duas edições especiais. Na primeira, os apresentadores saem do estúdio e ancoram o programa de lugares que representam a alma dos cariocas: Flávio Fachel estará no Parque Madureira; Mariana Gross no Mirante Dona Marta; e Ana Luiza Guimarães, na Quinta da Boa Vista. Já o RJTV 2ª edição transmite flashes ao vivo da Quinta da Boa Vista, onde acontecem diversos shows em homenagem ao aniversário do Rio. No telejornal, o quadro 'Cena Carioca' estreia amanhã e vai ar aos sábados com depoimentos sobre a cidade. No 'Jornal Hoje', a série 'Cariocas', exibida em quatro episódios, mostra o jeito carioca de ser. E o 'Jornal Nacional' traz uma matéria especial sobre as impressões de pessoas que estão chegando ao Rio pela primeira vez.

O 'Bom Dia Brasil' traz a série especial 'Rio do Mundo' sobre a origem do povo carioca, para mostrar como outros países e nacionalidades influenciaram os hábitos e a cultura dos moradores da cidade. A série foi criada e é conduzida pela repórter Mônica Sanches, no Rio, que a cada episódio faz uma dobradinha com um correspondente: com Renato Machado, em Paris no dia 6 de março; e com Pedro Bassan, em Angola, no dia 13.

Domingo, dia 1º, o 'Esporte Espetacular' fala sobre esportes tipicamente cariocas como o Stand Up Paddle, praticado na matéria pelo ator José Loreto, e a pedalada, com o técnico de vôlei Bernardinho, além do vôlei de praia, do futevôlei e do frescobol. À noite, no 'Fantástico', Maurício Kubrusly conta casos e curiosidades da cidade no quadro especial 'Me Leva Rio',  inspirado no já conhecido 'Me Leva Brasil'. E, na GloboNews, às 20h30, ganha destaque um especial sobre a baía de Guanabara, porta de entrada dos primeiros visitantes do Rio de Janeiro. História, natureza e o desafio de combater a poluição de suas águas para os jogos Olímpicos de 2016 estão presentes no programa. Para isso, foram ouvidos biólogos, historiadores e personagens que vivem em torno da baía, como o compositor Jards Macalé, que buscou nela inspiração para uma de suas canções mais conhecidas.

Na segunda-feira, dia 2, o 'Tela Quente' presta sua homenagem à cidade com a exibição de 'Vermelho Brasil', que conta a história da colonização francesa no Rio de Janeiro. Baseado no livro homônimo do escritor francês Jean-Christophe Rufin, o filme fala sobre a expedição de Nicolas Durand de Villegaignon (Stellan Skarsgärd) ao Brasil por volta dos anos 1550 e sua luta para criar uma colônia, a chamada França Antártica, no Brasil conquistado pelos portugueses. Como pano de fundo, as batalhas com Portugal, a história da fundação do Rio de Janeiro e a formação da identidade brasileira no primeiro século da colonização. 'Vermelho Brasil' conta esta história pela visão de duas crianças, Just (Théo Frilet) e Colombe (Juliette Lamboley), órfãos levados na expedição para serem treinados como intérpretes na relação com os "selvagens" nativos. A coprodução entre Brasil, França e Canadá conta com estrelas como o sueco Stellan Skarsgärd, que participou de "Thor", "Mamma Mia" e "Piratas do Caribe", e o português Joaquim de Almeida, de "Velozes e Furioso 5" e "Che 2". O filme é dirigido por Sylvain Archambault, em coprodução entre Globo Filmes e Conspiração.

O Rio de Janeiro poderá conferir, a partir de segunda-feira, dia 2, após o 'Jornal da Globo', a exibição de 'O Rio por eles: o Rio de Janeiro que os brasileiros nunca viram na tela'. A série documental mostra como documentaristas, repórteres e emissoras de televisão do exterior viram a cidade ao longo do século 20. É um registro da cidade pelos olhos estrangeiros e em diferentes idiomas, em cores e preto e branco. A série vai ao ar até o dia 6 de março, sexta-feira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado