Cine Conhecimento apresenta o filme “O Anjo Embriagado”, de Akira Kurosawa, no dia 13/06


"O Idiota", do mesmo cineasta, será reprisado no dia 14/06

 

No próximo sábado, dia 13/06, às 22h, o Cine Conhecimento do Canal Futura apresenta o longa "O Anjo Embriagado" (1949), com direção do cineasta japonês Akira Kurosawa. O filme conta a história da amizade entre um médico alcoólatra e um perigoso gangster do subúrbio de Tóquio. O gangster é diagnosticado com tuberculose, mas se recusa a seguir as indicações do médico. No meio ao esforço de tentar salvar uma vida, o médico acaba se envolvendo em confronto com seu paciente, que busca preservar sua honra e lugar na gangue.

Já no domingo, 14/06, às 22h, será exibida a reprise de "O Idiota" (1951), outro filme de Akira Kurosawa. O longa se passa no Japão pós-guerra e conta a história de Kameda, um ex-combatente que, depois teve a vida poupada pelo exército adversário, promete amar todas as pessoas da mesma forma. E por isso, na comunidade onde vive, dizem que ele adquiriu uma doença chamada "idiotice". Kameda acaba se envolvendo com duas mulheres, Taeko e Ayako, porém uma delas percebe que não é mais amada e resolve tomar providencias drásticas.

 

O Cine Conhecimento

Partindo da ideia de que é possível aprender ao assistir a um bom filme, o Cine Conhecimento apresenta filmes de vários países que abordam questões históricas, antigas ou atuais. O programa ressalta técnicas, detalhes de produção, curiosidades, premiações, o perfil de profissionais e uma análise de linguagens relacionados às obras, assim como busca apresentar comportamentos e diferenças culturais a partir dos contextos apresentados. Os comentários são feitos pela jornalista e apresentadora Lorena Calábria. Nesta temporada, Lorena vai aprofundar ainda mais a discussão sobre algumas produções que vão ao ar no Futura, por meio de entrevistas. Os convidados serão a cineasta Laís Bodanzki e o crítico de cinema e DJ Marcelo Janot.

 

 

CONFIRA OS FILMES DA SEMANA NO CANAL FUTURA:

 

13/06, sábado, 22h

O ANJO EMBRIAGADO

Direção: Akira Kurosawa

Produção: Japão (1949)

Classificação indicativa: 12 anos

Com Toshirô Mifune, Takashi Shimura, Keiko Awaji, Eiko Miyoshi

Após um confronto com uma gangue rival, um gângster busca tratamento com um médico alcoólatra e é diagnosticado com tuberculose. Rebelde, ele se recusa a seguir as indicações médicas de parar de beber e fumar, mas os dois acabam desenvolvendo uma espécie de amizade. O médico se vê então envolvido em um confronto constante com o perigoso paciente, que busca preservar sua honra, lutando para manter seu espaço na gangue, apesar da doença.

 

14/06 - Na madrugada de sábado para domingo, às 2h30

O IDIOTA

Direção: Akira Kurosawa

Produção: Japão (1951)

Classificação indicativa: 14 anos

Com Setsuko Hara, Masayuki Mori, Yoshiko Kuga, Minoru Chiaki

Um homem se envolve com duas mulheres. Quando uma delas percebe que não é amada e decide tomar providências drásticas, uma tragédia se anuncia. Com direção de Akira Kurosawa, o filme é a única adaptação para o cinema da celebrada obra literária de mesmo nome, do autor russo Fiódor Dostoiéwski.

 

14/06, domingo, 22h

AFINIDADES ELETIVAS

Direção: Paolo Taviani e Vittorio Taviani

Produção: França e Itália (1996)

Classificação indicativa: 12 anos

Com Isabelle Huppert, Fabrizio Bentivoglio, Jean-Hugues Anglade

Toscana, final do século XVIII. Numa casa de campo, o jovem casal Edoardo e Carlotta recebe a visita de Ottone e Ottilia. Juntos percebem que possuem afinidades eletivas, ou seja, uma atração especial um pelo outro. Das experiências, nascem novas relações amorosas entre os casais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado