CESAR e Elcoma: roteador acessível para levar internet para todos

Linha de roteadores inteligentes desenvolvida pelo CESAR em parceria com a empresa Elcoma é mais barata e permite acesso à rede sem fio para mais pessoas e com grande alcance.

Levar a internet para todos os lares brasileiros. Com esse objetivo, o governo federal lançou em 2010 o Programa Nacional de Banda Larga e agora retoma seus esforços para democratizar o alcance da rede mundial de computadores. Recentemente, foi anunciada uma parceria com o Facebook, com o projeto Internet.org, que pretende levar internet gratuita para comunidades mais carentes.

Mas, de Pernambuco vem uma solução que já está disponível no mercado e pode contribuir significativamente para alcançar esses objetivos. Trata-se de um produto capaz de criar uma rede de pontos de distribuição de sinal WIFI, que opera de forma inteligente de acordo com a demanda de utilização. O roteador segue a tecnologia WIFI MESH (em malha) de baixo custo e maior amplitude e foi desenvolvido pelo CESAR, em parceria com a Elcoma Computadores. O sistema possibilita que cada usuário da rede que utilize o roteador acesse a banda larga e, ao mesmo tempo, transmita o sinal para ainda mais pessoas. O roteador funciona independente de qual operadora telefônica que o usuário seja cliente.

Batizado de Vagalumes, por serem conhecidos pela luminosidade que irradiam, os equipamentos têm o intuito de "iluminar", com o sinal de WiFi, até os lugares mais distantes do Brasil. "Com o Vagalume, a instalação é mais fácil e a manutenção mais barata. Por ser uma tecnologia sem fio, não é necessário instalar torres de transmissão e para fechar a cobertura não precisa passar fios e cabos, os equipamentos se conectam entre eles e criam caminhos alternativos, independente da operadora telefônica", explica Eduardo Peixoto, Executivo Chefe de Negócios do CESAR.

"Todo mundo tem direito a ter internet e com nossa linha de produtos e serviços nós conseguimos fazer isso. Nosso produto é especialmente projetado para o que se chama de última milha - pega internet de um ponto e leva esse sinal sem fio a distâncias que chegam a cinco quilômetros", ressalta Julio Gil Freire, CEO da Elcoma.

O projeto envolveu todas as etapas do processo de inovação, desde a identificação da oportunidade, busca por financiamento e desenvolvimento do produto, que chega ao mercado com preços competitivos, e, posteriormente, uma estratégia com modelo de negócios, visando o mercado. Os roteadores Vagalumes comprovam o sucesso da parceria indústria e centro de pesquisa.

Saiba mais detalhes no vídeo: www.youtube.com/watch?v=SyDGwpN3M8M.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado