Documentário inédito apresenta a dança xaxado, em Serra Talhada, sertão pernambucano


 
 
A produção estreia no dia 05/09, quinta, às 21h30, no SescTV
 
 

Em setembro, a série Coleções estreia episódios sobre danças populares brasileiras, como ciranda, caboclinho e catira. O primeiro documentário a ser exibido,Xaxado, mostra - em Serra Talhada, no sertão pernambucano - a história desta dança e sua ligação com o ciclo do cangaço. Com direção de Belisario Franca, o episódio vai ao ar no dia 05/09, quinta, às 21h30, no SescTV. 
  
O documentário narra a origem do xaxado e suas variantes; explica como são os passos desta dança; e como foi parar no Cangaço, movimento social que surgiu no Nordeste, no século XVI. Fala sobre a forte presença do Cangaço na identidade cultural do nordestino; quem eram os cangaceiros; quem foi e como viveu Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como Lampião; e a presença de mulheres, como Maria Bonita, no Cangaço. Também visita a casa onde Lampião nasceu e viveu, em uma propriedade rural em Serra Talhada. 
  
A atração traz depoimentos de historiador e de fundadores do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, concebido em 1995 e atualmente com 26 integrantes entre músicos, dançarinos e técnicos.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado