Em maio, Futura escala novos programas inspirados na Copa do Mundo no Brasil


Programação ganha série documental e interprogramas relacionados ao Mundial, que também podem ser utilizados por educadores em sala de aula

 

A bola ainda não começou a rolar nos gramados, mas o clima de Copa do Mundo já contagia a programação do Futura. Aliando educação e entretenimento em sua grade, o Canal estreia em maio uma série de documentários, "Cores do Futebol", e mais seis interprogramas ("Super Mestre"; "Ouviram do Ipiranga"; "Copa na Escola"; "Lugar de Mulher é no Gramado"; "Conhecendo o..."; e "Copinha"), vídeos de curta duração que vão ao ar nos intervalos, que tratam de esporte, cultura e língua portuguesa. As peças, disponíveis também na internet, vão mostrar aos educadores recortes interessantes sobre o Mundial que podem ser trabalhados em sala de aula.

No dia 5 de maio (segunda-feira), às 20h, começam a ser exibidos os 65 episódios de "Cores do Futebol", seleção de documentários sobre o esporte, produzidos por TVs públicas em diferentes continentes. A atração, realizada pela Glomex (Global Media Exchange) e a TAL (Televisão América Latina), retrata a paixão pela bola em diferentes países, a partir do olhar local.

Além de exibir os vídeos, o Futura produziu três programas da série que, por meio de personagens e depoimentos singulares, exploram o pluralismo cultural brasileiro e a relação desse povo com o futebol. Entre os assuntos abordados estão a superstição de torcedores, a relação entre o jogo e a fé religiosa e campeonatos peculiares, como o indígena e o de totó (pebolim). "Cores do Futebol" também será exibida em outras pátrias representadas na produção: Argentina, Chile, Bolívia, Colômbia, El Salvador, Espanha, Palestina, Coreia do Sul, Itália, Irã, Japão, Jordânia, Suécia, Taiwan, entre outros.

Os intervalos do Futura ganham novidades no dia 12 de maio (segunda-feira). Com diferentes enfoques ligados ao Campeonato Mundial de Futebol, os interprogramas visam levar conhecimento aos espectadores sem abrir mão de uma linguagem leve e prazerosa. As peças têm o intuito de apoiar os professores na tarefa de abordar a Copa com os alunos de forma divertida e educativa.

No "Super Mestre", profissionais de Educação Física mostram como o esporte pode trazer importantes lições para a vida dos alunos; em "Ouviram do Ipiranga", expressões retiradas do Hino Nacional são esclarecidas em peças com animação; no "Copa na Escola", professores dão dicas sobre como abordar o tema da Copa dentro de algumas disciplinas do currículo escolar; "Lugar de Mulher é no Gramado" apresenta a trajetória de mulheres que trabalham com futebol - árbitras, bandeirinhas, jogadoras; "Conhecendo os países da Copa" traz peças com animação sobre as curiosidades culturais dos países que participam do Mundial; e "Copinha" monta uma narrativa em animação sobre a Copa por meio de desenhos enviados por crianças de todo o país pela web. Os vídeos ficarão disponíveis no site do Futura: www.futura.org.br/copa2014.

 

Cores do Futebol

Estreia: 5 de maio, segunda-feira, 20h

Exibição: segunda a sexta-feira, 20h

Duração: 10 min

Classificação: livre

 

Sinopses dos documentários produzidos pelo Futura para a série "Cores do Futebol"

Segunda-feira, 5 de maio, 20h

Episódio: Eu acredito

O filme apresenta quatro torcedores fiéis a suas crenças, superstições e manias. José Renato é antropólogo e candomblecista, mas diz que a relação dele com o Flamengo se dá por meio de São Judas Tadeu. Jorge Humberto é tricolor, devoto de São Jorge, e faz sempre o mesmo ritual antes dos jogos. Rubinho é vascaíno, declaradamente pé frio e, por isso, "torcedor de sofá". Ygor é estudante de história e explica as vitórias e derrotas do Botafogo pela numerologia.

 

Terça-feira, 6 de maio, 20h

Episódio: Japo

Na Aldeia Sapukai, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, um grupo de índios da etnia Guarani-Mbyá luta para manter suas tradições. O futebol já é, há alguns anos, uma paixão das gerações mais jovens. Porém, os mais antigos, como o cacique João, revelam resistência à prática do esporte. O documentário acompanha o time de Sapukai na disputa de um campeonato de futebol indígena em Ubatuba.

 

Quarta-feira, 7 de maio, 20h

Episódio: Fome de bola

Alan, Hamilton, Soneca e Marcio são amantes do futebol. Durante o dia, Alan é zagueiro profissional de futebol de campo. À noite, ele se dedica ao futebol virtual. Hamilton é um garimpeiro de botões e compartilha a paixão com o amigo Bruno Soneca. Marcio Belmonte criou um clube de totó e um campeonato que levam o seu próprio nome.

 

Os interprogramas

 

Super Mestre (10 peças de 2 minutos cada)

Professores de Educação Física mostram como o esporte pode trazer importantes lições para a vida dos alunos, como a importância da solidariedade.

Ouviram do Ipiranga (10 peças de 1 minutos e meio cada)

Expressões retiradas do Hino Nacional, que costumam gerar dúvidas quanto ao significado, são esclarecidas em peças com animação.

Copa na Escola (10 peças de 2 minutos cada)

Professores de diferentes disciplinas dão dicas sobre como os educadores podem usar o tema da Copa do Mundo em lições nas salas de aula.

Lugar de Mulher é no Gramado (5 peças de 1 minuto e meio cada)

Histórias de mulheres que trabalham com futebol, árbitras, bandeirinhas, jogadoras, entre outras profissões. Os episódios contam ainda com comentários da historiadora Giovana Capucim.

"Conhecendo os países da Copa" (32 peças de 1 minuto cada)

Peças com animação sobre as curiosidades culturais dos países que participam do Mundial: seis da América do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia, Chile e Equador), quatro da América do Norte, Central e Caribe (Estados Unidos, México, Honduras e Costa Rica), quatro da Ásia (Irã, Austrália, Coreia do Sul e Japão), cinco da África (Argélia, Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Camarões), além de 13 da Europa (Alemanha, Itália, Suíça, Bélgica, Holanda, França, Espanha, Portugal, Inglaterra, Croácia, Rússia, Grécia e Bósnia-Herzegovina).

Copinha (1 peça de 30 segundos)

Desenhos enviados por crianças de todo o país, que participaram de um concurso promovida pelo Futura na web, foram selecionados pelo Canal para formar uma narrativa em animação sobre o Mundial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado