DESTAQUES CANAL CURTA! - DE 14 A 18 DE ABRIL


SEGUNDAS DA MÚSICA - 14/04

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS 
"TEMPO REI" (documentário)
Dia 14 de abril, segunda, às 21h
Horários alternativos: terça, à 1h e às 15h / quarta, às 9h / domingo, às 2h / segunda, à 0h

Sinopse: Dirigido por Breno Silveira, o documentário foi gravado na comemoração dos 30 anos de carreira de Gilberto Gil, em 2002. O músico volta a Ituaçu (BA), cidade na qual não voltava desde 1951. No filme, Gil aparece contando histórias interessantes acompanhado de amigos e familiares, mergulhando a fundo em sua biografia. “Tempo Rei” conta com ainda com participações de Stevie Wonder, Caetano Veloso e Carlinhos Brown.

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS  
"ROGERIO DUPRAT - VIDA DE MÚSICO"
Dia 14 de abril, segunda, às 23h
Horários alternativos: terça, às 3h e às 17h / quarta, às 11h / sábado, às 21h / segunda, às 5h
Sinopse: O documentário retrata a vida e a obra do compositor brasileiro Rogério Duprat, autor do Manifesto da Música Nova e responsável pela sonoridade da Tropicália. Sempre um revolucionário, ele rompeu com o nacionalismo na composição musical erudita e foi pioneiro nas composições eletrônicas seriais e aleatórias. O filme conta com depoimentos do próprio Rogério e de importantes nomes do cenário cultural brasileiro, como Décio Pignatari, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gilberto Mendes, Rita Lee, Walter Hugo Khouri e Walter Lima Júnior.

TERÇAS DAS ARTES - 15/04
PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA 
“OSCAR NIEMEYER: O ARQUITETO DO SÉCULO” – Parte 2 (série)
Dia 15 de abril, terça, às 22h
Horários alternativos: quarta, às 2h e às 16h / quinta, às 10h / sábado, às 20h / domingo, às 22h

Sinopse: Nesta semana, o Curta! exibe a segunda parte do documentário. Dirigido por Marcelo Gomes, ele fala sobre o arquiteto Oscar Niemeyer, um homem livre que sempre apostou no poder da imaginação. A produção traz o testemunho de um artista que acreditava no ideal socialista e de um personagem que sempre lutou por seu país, mesmo no período da ditadura militar brasileira, quando viveu exilado na França. É a história de um homem que tem extremo amor à vida. Na época com 92 anos de idade, Oscar Niemeyer recorda sua trajetória pessoal e fala de sua arte, seus sonhos e suas decepções.

PROGRAMA INTERNACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE INÉDITO EXCLUSIVO
 “ARQUITETURAS – Satolas: Um Monumento ao Interior” (série)
Dia 15 de abril, terça, às 23h30
Horários alternativos: quarta, às 3h30 e às 17h30 / quinta, às 11h30 / domingo, às 5h30 e às 18h

Sinopse: A série “Arquiteturas”, que traz detalhes de grandes obras arquitetônicos ao redor do mundo, fala do aeroporto Lyon-Satolas, em Lyon, na França. Na estação TGV, construída por Santiago Calatrava, os trens de alta velocidade viajam por uma incrível estrutura de aço em uma velocidade acima de 300 quilômetros por hora.

QUARTAS DO CINEMA - 16/04
PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS INÉDITO 
A VIDA É CURTA! (2ª temporada) – “Como Dantes” e “Elogio da Graça”
Dia 16 de abril, quarta, às 20h
Horários alternativos: quinta, à 0h e às 14h / sexta, às 8h / sábado, às 13h / domingo, às 6h

Sinopse: “A Vida é Curta!” desta semana traz dois curtas-metragens. O primeiro deles é “Como Dantes”, que fala da busca do personagem José pelo seu passado de envolvimento em políticas revolucionárias no conturbado período da história do Brasil no final dos anos 60. Inspirado no filme “Pra Frente Brasil”, de Roberto Farias, o filme é dirigido por Marise Frias e tem Nildo Parente no elenco. Em seguida, “Elogio da Graça”, do diretor Joel Pizzini, é uma narração do ponto de vista de Maria da Graça Sucksdorff, que recria sua aventura no Pantanal, ao lado do consagrado cineasta e naturalista sueco Arne Sucksdorff.

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS 
“JUVENTUDE” (filme)
Dia 16 de abril, quarta, às 21h
Horários alternativos: quinta, à 1h e às 15h / sexta, às 9h / sábado, às 22h / domingo, às 20h

Sinopse: Dirigido por Domingos Oliveira, o filme conta a história de David, Antonio e Ulisses. Eles foram amigos a vida toda, desde que representaram na adolescência a peça “A Ceia dos Cardeais”, clássico português de Julio Dantas. Depois de 50 anos, o trio se reúne uma noite para comemorar o encontro e fazer um balanço de suas vidas e seus amores. Com um toque de humor, o filme comenta os percalços da condição humana, principalmente na idade em que eles aparecem com maior nitidez. O elenco conta com Paulo José e Aderbal Freire.

PROGRAMA INTERNACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS INÉDITO EXCLUSIVO
“A DOCE VIDA, DE FEDERICO FELLINI - FILMES QUE MARCARAM ÉPOCA” (série)
Dia 16 de abril, quarta, às 23h
Horários alternativos: quinta, às 3h e às 17h / sexta, às 11h / sábado, às 18h30 / domingo, às 23h
Sinopse: A série francesa “Filmes Que Marcaram Época” traz documentários que revelam os bastidores de clássicos do cinema. O episódio desta semana faz uma análise de “A Doce Vida”, de Federico Fellini. O filme se passa na Roma dos anos 50 e ressalta decadência e o hedonismo da sociedade italiana pós-guerra. No drama, Marcello Mastroianni vive um jornalista de celebridades, que vai de festa em festa, noite após noite e, acima de tudo, vai de mulher em mulher. Ele fica responsável pela cobertura da visita da atriz hollywoodiana Sylvia Rank (Anita Ekberg), por quem fica fascinado.
Produzido em 1959, o filme retrata uma Itália rica e indolente, banhada em libertinagem. Ao mesmo tempo, a chegada em massa de diretores e atores aos estúdios 'Cinecitta' transforma a capital italiana na nova Hollywood. Aos 40 anos, Fellini se torna o novo mestre do cinema italiano e o filme torna-se sinônimo de um estilo de vida e libera a forte inclinação do diretor para imaginários, sonhos e filmagem em estúdio.

QUINTAS DO PENSAMENTO - 17/04
PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS 
“GRANDES ESCRITORES - Jean Cocteau” (série)
Dia 17 de abril, quinta, às 21h30
Horários alternativos: sexta, à 0h e às 14h / sábado, às 12h / domingo, às 6h / segunda, às 8h

Sinopse: Este episódio da série “Grandes Escritores” é dedicado ao poeta, romancista, dramaturgo, designer e cineasta francês Jean Cocteau (1889-1963). Com a ajuda de imagens de arquivo, a série explora a versatilidade do trabalho de Cocteau e a sua alta produção, o que lhe tornou famoso internacionalmente. Lembrado por muitos por seus filmes - incluindo A Bela e a Fera – o autor também é considerado um dos maiores iluministas literários do século 20.

PROGRAMA INTERNACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS 
“SARTRE POR ELE MESMO – Parte 4” (série)
Dia 17 de abril, quinta, às 21h30
Horários alternativos: sexta, às 3h e às 17h / sábado, às 19h / segunda, às 4h e às 11h
Sinopse: O próprio Sartre, em uma situação inédita, aceita abrir-se para as câmeras e falar sobre sua vida e sobre a filosofia. Uma reunião de imagens e entrevistas traz o grande filósofo dando um depoimento autobiográfico. O filósofo e escritor fala sobre suas experiências pessoais, refletindo também sobre o universo político que o cerca. 

SEXTAS DO PENSAMENTO - 18/04
PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 16 ANOS 
“CURTA! RELÂMPAGO – Na Sua Companhia”
Dia 18 de abril, sexta, às 20h
Horários alternativos: segunda, às 13h / terça, às 7h

Sinopse: O curta-metragem “Na Sua Companhia” é o primeiro trabalho ficcional do diretor Marcelo Caetano e fala sobre o encontro de um casal gay. O filme ainda apresenta a performance de uma transformista imitando a Maria Bethânia.

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO xx 
“CURTA! RELÂMPAGO – O Dia Em Que Dorival Enfrentou a Guarda
Dia 18 de abril, sexta, às 23h15
Horários alternativos: sábado, às 3h45 / segunda, às 16h45 / terça, às 10h45

Sinopse: O curta-metragem dirigido por Jorge Furtado e José Pedro Goulart fala da luta desigual de Dorival, um homem que atinge seu limite e resolve enfrentar um sistema sem lógica e sem humanidade.
 
 
PROGRAMA INTERNACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS INÉDITO 
“EM NOME DA RAÇA E DA CIÊNCIA” (documentário)
Dia 18 de abril, sexta, às 23h30
Horários alternativos: sábado, às 4h e às 17h / domingo, às 11h / segunda, às 17h / terça, às 11h

Sinopse: O documentário lançado no ano passado reúne imagens de arquivo nunca vistas antes e acaba investigando um crime cometido por cientistas nazistas, esquecido há muito tempo. Ele divulga a existência e o funcionamento de diversos campos de concentração repletos de cobaias humanas, colocadas à disposição dos mais renomados cientistas da Alemanha, por uma terrível e misteriosa organização: a Ahnenerbe. A fundação secreta se dedicava a provar suas teorias racistas e a criar um museu para ensinar a verdade sobre a "raça inferior" depois que esta fosse exterminada. Com imagens de arquivo inéditas, documentos não-confidenciais e relatos dos maiores especialistas em Terceiro Reich do mundo, o documentário insere os espectadores nos horrores dos campos de concentração nazistas, enquanto desvenda um crime cometido em nome de uma ciência a serviço do mal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado