Sessão Philos traz episódios das séries "Jazz" e "Frio Absoluto" na programação de agosto


• Outras atrações do mês são os documentários "A Conspiração da Lâmpada Elétrica" e "A Mente Por Trás De Um Massacre"
• Faixa do canal +Globosat também exibirá com os balés "Asas de Cera" e "Infra"

Atração semanal do canal +Globosat, a Sessão Philos traz em agosto uma programação recheada de muita cultura, ciência e conhecimento, desde a história do consumo de bens no qual pessoas estão inseridas nos dias de hoje até a trajetória do estilo musical que hoje conhecemos como Jazz. Exibida todos os sábados, às 16h, esta faixa de programação apresenta na TV atrações do acervo do Philos, serviço de video on demand por assinatura (SVOD) da Globosat especializado em documentários e espetáculos de alta qualidade.

O encontro da cultura das ruas com a criatividade da comunidade negra fez surgir, no início do século XX, uma nova forma de se fazer música. A série documental "Jazz", dirigida por Ken Burns, mostra toda a história da cena musical do Jazz, desde sua origem em New Orleans até como é percebido nos dias de hoje. O primeiro episódio, que vai ao ar na Sessão Philos do dia 2 de agosto, apresenta os pioneiros do jazz: Buddy Bolden, o trompetista "louco"; Sidney Bechet, o prodígio do clarinete; e Freddie Keppard, um virtuoso que recusou a fama para preservar os segredos de sua arte.

Na semana seguinte, no dia 9 de agosto, é a vez do primeiro episódio da série documental "Frio Absoluto" na Sessão Philos. A produção mostra a realidade das regiões de baixa temperatura no planeta e como isso afeta o globo por inteiro e a sociedade. Sem o frio, não seria possível armazenar alimentos, refrigerar ambientes ou realizar em hospitais diversos procedimentos médicos que utilizam oxigênio líquido. O primeiro episódio mostra as descobertas de Benjamin Thompson (Conde de Rumford), Antoine Lavoisier, Frederic Tudor, Clarence Birdseye e outros pioneiros nos estudos sobre o frio.

No dia 16 de agosto, será exibido o documentário "A Conspiração da Lâmpada Elétrica", que conta sobre a descoberta de um grupo de empresários que mudaria a forma como consumimos e toda a base da economia. Será que o atual ciclo descartável, em que o dispositivo mais recente está desatualizado depois de um ano e substituir um eletrônico quebrado é mais barato do que consertá-lo, seria um consumo infinito sustentável com recursos finitos?

A partir do massacre em uma escola de Connecticut, nos Estados Unidos, o documentário "A Mente Por Trás De Um Massacre", que será exibido no dia 23 de agosto na Sessão Philos, investiga teorias sobre os assassinos e o que os faz cometerem os crimes. Uma delas diz que os mais violentos assassinos são guiados, na verdade, pelo desejo de morrer e não pela vontade de matar.

Fechando o mês, no dia 30 de agosto serão exibidos dois impressionantes espetáculos de balé contemporâneo. Coreografado por Jiří Kylián e com músicas de Bach, John Cage e Phillip Glass, "Asas de Cera" apresenta uma série de movimentos orgânicos em meio a um jogo de luz e sombra. A imagem que lembra um sol artificial, bem como o título do espetáculo, remete ao mito de Ícaro, que tentou escapar da ilha de Creta voando com asas feitas de cera. O segundo espetáculo a ser exibido é o "Infra", produção da academia Royal Ballet e coreografado por Wayne McGregor, que apresenta um retrato da vida sob a superfície da cidade e belos movimentos através de múltiplas camadas artísticas, oferecendo estímulos sinestésicos para o espectador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado