Segundo episódio da série Super Libris entrevista o escritor André Vianco, que fala sobre a literatura vampiresca
Com direção geral de José Roberto Torero, o episódio vai ao ar no dia 5/10, segunda, às 21h
Os Vampiros se Alimentam de Sangue e Tinta, segundo episódio da série Super Libris, com direção geral do escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero, entrevista o escritor André Vianco, que mescla terror, suspense, romance e fantasia em suas obras. Tendo o vampiro como tema recorrente em suas histórias, Vianco fala sobre a literatura vampiresca no dia 5/10, segunda, às 21h, no SescTV.
Com o objetivo de mergulhar no mundo da literatura, a série Super Libris, formada por 52 episódios de 26 minutos cada, entrevista 52 escritores e apresenta curiosidades presentes no processo de criação de livros. Cada programa é formado por pequenos quadros com diversos assuntos relativos ao universo literário, e traz narração do ator José Rubens Xaxá. Entre os escritores entrevistados estão Ruy Castro, Luis Fernando Verissimo, Ruth Rocha, Ignácio de Loyola Brandão, Ferréz, Antonio Prata, Thalita Rebouças e Xico Sá.
Neste episódio, Vianco comenta que a literatura vampiresca integra o gênero de terror e que nos primeiros contos, o vampiro era um ser hediondo, que surgia das covas para assombrar as pessoas. "Mas depois a literatura tratou de modificar esse monstro, torná-lo mais palatável e atraente". Vianco diz que essa transformação começou com o escritor irlandês Bram Stocker (1847 – 1912), autor do romance Drácula, um clássico desse estilo de narrativa. "Depois o cinema, melhor do que ninguém, tomou conta disso. A gente escapa da literatura para o cinema, onde transforma o vampiro nesse cara que disputa a mocinha", expõe.
Vianco - que tem as obras dos escritores Stephen King (1947) e Henry James (1843 – 1916), ambos dos Estados Unidos, e Victor Hugo (1802 – 1885), da França, como referência - fala sobre a origem da literatura vampiresca, que ele afirma ter começado como um mito e atualmente apresenta vampiros atraentes. "É alguém que quer te possuir, e você não vai conseguir resistir, exceto que tenha muita fé. E tem hora que a fé falha", acredita. O escritor comenta sobre os precursores desse estilo de ficção no Brasil; o que trazem de diferente com relação às de outros países; e o que ele pensa sobre haver uma humanização dos vampiros.
Além de ser entrevistado, Vianco participa dos quadros Pé de Página, em que mostra o espaço onde escreve e fala sobre sua rotina e seu método de trabalho; e Primeira impressão, no qual ele sugere um livro e explica porque escolheu a obra. Outros quadros também são apresentados neste episódio. Orelhas apresenta biografias de Bram Stocker; e Prefácio traz a escritora, jornalista e estudiosa da infância Gabriela Romeu, que dá dica de literatura infantojuvenil.
Quarta Página mostra pessoas, em sua maioria, jovens, que após lerem um livre postam na internet suas impressões sobre o texto. Os chamados bookbusters. Neste episódio, a jovem Verônica Valadares fala sobre o livro O Vampiro Antes de Drácula, de Martha Argel e Humberto Moura Neto; e Ptolomeus, que exibe diferentes formas de bibliotecas instaladas, como tradicionais, em ônibus, em bonde ou em árvores. Neste programa há uma visita à Biblioteca do Mosteiro de São Bento, no Largo de São Bento, centro da capital paulista.
Portal
Super Libris inclui ainda um portal na internet, em superlibris.sesctv.org.br, no qual disponibiliza todos os episódios da série; as 52 entrevistas com autores; e todos os quadros, já editados separadamente para facilitar a consulta.
Comentários