A arte do Circo é tema de documentário inédito exibido pelo SescTV



Circo é...Circo aborda as práticas circenses, as experiências artísticas e possibilidades estéticas no Brasil e no mundo. Gravado durante o CIRCOS – Festival Internacional Sesc de Circo de 2015, o documentário estreia no dia 24/06, sexta, às 20h


Foto: Anderson Barreto.

 

As práticas circenses enquanto uma linguagem artística, suas tradições, as diferentes escolas, estilos e os diálogos com outras artes, na atualidade, são tema do documentário inédito Circo é... Circo, que o SescTV exibe no dia 24/06, sexta, às 20h. A obra traz um olhar poético para os espetáculos e entrevistas que abordam o labor e o risco físico dos artistas; os diferentes espaços de apresentação; o diálogo com outras linguagens artísticas; suas possibilidades e técnicas tradicionais e contemporâneas. Dirigido por Daniela Cucchiarelli, Circo é... Circo foi produzido durante o CIRCOS – Festival Internacional Sesc de Circo de 2015 (assista em sesctv.org.br/aovivo).


A produção brasileira traz relatos de artistas nacionais e internacionais, além de pesquisadores e estudiosos das artes circenses que discutem, entre outros temas, a relação do circo com outras artes, como a dança, a música, o cinema e o teatro. Jorge Lix, artista da companhia portuguesa Erva Daninha, não vê limites para a fusão do circo com outras linguagens artísticas. "Acho que é um reflexo do nosso dia-a-dia, onde está tudo a se misturar, está tudo em fusão, e acho que o circo, nesse aspecto, não tem limites", afirma.


Segundo o professor da Universidade Estadual de Campinas e pesquisador na área de Circo Marco Bortoleto, o intercâmbio entre as artes existe desde a origem do circo e não é ele que distingue o circo contemporâneo do tradicional. "A questão é o quanto nós conhecemos do passado para esboçar um entendimento do presente". Para ele, a distinção entre tradição e contemporaneidade se dá pela existência de uma escola de circo. "Isso de fato é novo, não existia no século XVII, no XVIII e no XIX. Hoje, é uma realidade".


As escolas circenses são um dos temas abordados pelo documentário. Sua criação gerou um debate, sobretudo entre os artistas tradicionais, cuja formação se deu em família, pelo aprendizado de pai para filho. "Eu entendo que muitos que são do circo tradicional talvez não tivessem tido opção, não escolheram. Essa é uma diferença muito importante entre todos os artistas de escola de circo, porque esses escolheram o circo", aponta o espanhol Leandro Mendoza, diretor da Companhia Ciclicus.

Os entrevistados ainda refletem sobre o cenário atual e as definições de circo. "Para mim, é muito difícil dizer onde começa o circo contemporâneo e onde termina o tradicional. Depende do profissional decidir se é circo ou não. Se você faz algo e acha que é circo, então para mim tudo bem. É circo. É o seu circo", defende a artista sueca Louise Bjurholm.


Realizado pelo Sesc São Paulo o documentário Circo é... Circo traz depoimentos dos artistas e trechos dos espetáculos das companhias Circolombia (Colômbia), Circus Cirkor (Suécia), Cia Cíclicus (Espanha), Joan Català (Espanha), Henrik & Louise (Suécia), Palhaça Rubra (Brasil), Circo Mínimo (Brasil), Circo Escola Picadeiro (Brasil), Galpão do Circo (Brasil), Escola de Circo de Londrina (Brasil), Circo Escola Diadema (Brasil), Escola Pernambucana de Circo (Brasil), SP Escola de Teatro (Brasil), Escola Nacional de Circo (Brasil), e Erva Daninha (Portugal).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado