Globo participa da 14ª Festa Internacional Literária de Paraty com mesas sobre a nova produção literária nacional e oficinas para jovens
10 anos do programa 'Profissão Repórter' também ganham destaque na programação com presença de Caco Barcellos em mesa e oficina
A Globo estará presente na 14ª Festa Literária Internacional de Paraty – Flip, que acontece entre os dias 29 de junho e 3 de julho, com programação que inclui um ciclo de mesas sobre gêneros literários, além de oficinas de audiovisual com Caco Barcellos e a equipe do programa 'Profissão Repórter' e de mídias sociais da emissora.
Na FlipZona – o braço jovem da Flip – será realizado o ciclo Páginas Anônimas na Casa de Cultura. Com curadoria da Globo em parceria com a Flip, jovens autores de diversas regiões do país vão debater os novos rumos da produção de gêneros como poesia, crônica e romance. O objetivo das mesas é dar visibilidade à nova produção literária nacional e seus protagonistas. Em Novos donos da poesia, com mediação de Bianca Ramoneda, os poetas Allan Jones (Aracaju), Mel Duarte (São Paulo) e Flávio Araújo (Paraty) falam sobre o rompimento das convenções literárias e as novas formas de consumo de poesia, gênero que se espalha pela internet, saraus e ruas. A mesa O universo ao meu redor reúne os jornalistas comunitários Eduardo Carvalho (Rio de Janeiro), César Gouveia (São Paulo), Gabriela Marsico (Paraty) e o artista plástico Kammal João (Rio de Janeiro) para questionar clichês da crônica e contar como desenvolvem em suas formas de expressão os novos olhares sobre os meios em que vivem. A mediação será de Rodrigo Fonseca. Na última mesa, Romance periférico, com mediação de Marçal Aquino, os escritores Márcio du Coqueiral (Aracaju), Jéssica Oliveira (Nova Iguaçu) e Diego Moraes (Manaus) falam sobre o protagonismo que a periferia assume em suas narrativas.
Para celebrar com o público os 10 anos do 'Profissão Repórter' no ar, Caco Barcellos, Caio Cavechini (editor executivo), Janaína Pirola (editora-chefe) e Estevan Muniz (repórter) participam da mesa Profissão Repórter 10 anos na Casa de Cultura. Entre a exibição de trechos de grandes coberturas, os palestrantes conversarão sobre detalhes e dilemas do dia a dia da profissão.
Ainda dentro da FlipZona, a Globo promove duas oficinas voltadas para os jovens de Paraty. Indo ao encontro do espírito curioso e ávido por novidades dos participantes, eles poderão se aproximar da rotina jornalística através de oficinas de mídias sociais e audiovisual. A trupe do 'Profissão Repórter', formada por Caco, Caio, Janaína e Estevan, entra em cena para falar sobre o trabalho de repórter de TV, as dificuldades encontradas no dia a dia e as delícias da profissão. Já para a atividade sobre mídias sociais será ministrada por Daniela Pereira e Carlos Alberto Ferreira, dupla responsável pela área na Globo. Eles apresentarão estratégias de comunicação em ferramentas digitais.
Serviço:
29/06 (quarta-feira)
15h – 17h
*Conteúdo, interatividade e afeto em tempo real – Oficina de mídias sociais – com Daniela Pereira e Carlos Alberto Ferreira.
Local: Casa de Cultura
30/06 (quinta-feira)
9h30 – 11h30
*Oficina de audiovisual com o Profissão Repórter – Caio Cavechini, Janaína Pirola e Estevan Muniz.
Local: Parque Hotel Perequê
12h – 13h
Mesa Páginas Anônimas: Novos donos da poesia
Participantes: Allan Jonnes, Mel Duarte e Flávio Araújo. Mediação: Bianca Ramoneda
Local: Casa da Cultura
14h30 – 15h30
Mesa Páginas Anônimas: O universo ao meu redor
Participantes: Edu Carvalho, César Gouveia, Gabriela Marsico e Kammal João. Mediação: Rodrigo Fonseca
Local: Casa da Cultura
01/07 (sexta-feira)
12h – 13h
Mesa Páginas Anônimas: Romance periférico
Participantes: Márcio du Coqueiral, Jéssica Oliveira e Diego Moraes. Mediação: Marçal Aquino
Local: Casa da Cultura
02/07 (sábado)
12h – 13h
Mesa Profissão Repórter 10 anos
Participantes: Caco Barcellos, Caio Cavechini, Janaína Pirola e Estevan Muniz.
Local: Casa da Cultura
*inscrições prévias
Comentários