NBA rende recorde de audiência à ESPN na TV e online e consolida liga entre as preferidas dos fãs de esporte


Com crescimento de audiência de 72%, transmissão exclusiva das finais garante 
dois dos maiores índices da ESPN, além de recorde nos acessos da plataforma WatchESPN


A temporada 2015/2016 da NBA atingiu recordes de audiência para a ESPN na TV, WatchESPN e portal ESPN.com.br. Ao longo de toda a competição, mais de 4.2 milhões de pessoas com TV por assinatura foram impactadas pelas transmissões dos canais ESPN¹, com crescimento de 71% em audiência entre todas as faixas etárias e destaque para o público masculino entre 35 e 49 anos, que registrou índices de 125% de crescimento no comparativo com o ano anterior².

 

A exclusividade na transmissão das finais também rendeu números positivos para a ESPN, resultando no crescimento da audiência em 72% no comparativo com as finais da temporada 2014/2015. A sétima e decisiva partida da série entre Golden State Warriors X Cleveland Cavaliers, disputada em Oakland, Califórnia, garantiu ao canal ESPN a maior audiência dos últimos anos, superando o recorde anterior, também registrado nas finais da atual temporada com a exibição da 5ª partida da série³. Os números ultrapassaram as audiências da transmissão da final da Copa da Alemanha em 2016 e do SuperBowl 50, ocorrido em fevereiro deste ano.

 

German Hartenstein, Diretor Geral da ESPN no Brasil, ressalta a longa parceria da ESPN com a NBA no mercado nacional e o aumento do interesse dos fãs pela liga: "É gratificante ver a crescente popularidade da NBA entre os fãs de esporte brasileiros e saber que fizemos a aposta correta quando decidimos transmitir a liga há mais de 25 anos, logo que iniciamos as operações da ESPN no Brasil", destaca German.

 

Reconhecida por levar informação aos fãs de esporte em todas as plataformas, a ESPN também registrou grandes números em seus canais digitais. O WatchESPN, plataforma de vídeos simulcast e on demand, atingiu seu recorde de acessos desde seu lançamento, totalizando 52 mil usuários únicos na soma dos acessos via aplicativo WatchESPN e portal ESPN.com.br⁴ que acompanharam a transmissão da sétima partida da série, no dia 19 de junho.

 

No portal ESPN.com.br, o fã de esportes também demonstrou seu alto interesse pela NBA. No dia seguinte à final da temporada, 18% de todo o tráfego de vídeo⁵ do portal teve origem do clipe com os melhores momentos da sétima partida, além de vídeos sobre LeBron James e análise dos comentaristas Eduardo Agra e Zé Boquinha, quando mais de 140 mil usuários assistiram aos vídeos do portalESPN.com.br relacionados à decisão⁶.

 

A histórica série entre Golden State Warriors X Cleveland Cavaliers, decidida somente na sétima partida, contou com transmissão exclusiva e equipe especial dedicada à cobertura das finais para a TV, portal ESPN.com.br e redes sociais da ESPN. Nove profissionais foram enviados aos Estados Unidos para a produção de reportagens exclusivas e transmissão in loco dos jogos em Oakland e Cleveland. Na frente das câmeras, Everaldo Marques comandou a narração com comentários de Eduardo Agra e reportagens de José Renato Ambrósio.

 

Recentemente a ESPN anunciou a renovação dos direitos de transmissão da NBA para vários mercados, incluindo o brasileiro até a temporada 2024/2025. A partir da próxima edição, a ESPN passa a transmitir 170 jogos, 42% a mais que a atual temporada, exibindo partidas rodadas duplas às quartas e sextas-feiras, além de domingos. O novo contrato garante ainda o dobro do número de partidas transmitidas nos playoffs e a manutenção da exclusividade das finais.

 

 

FONTES:

 

1)     Kantar IBOPE Media Brasil 15 mkts. Live. Cov# "BAS NBA VT" e "BAS NBA VIVO". 1 Out 2015 a 19 Jun 2016. AS4+ com payTV. ESPN.

 

2)     Kantar IBOPE Media Brasil 15 mkts. Live. Aud% "BAS NBA VIVO" de acordo com a temporada (14/15 - 1 Out 2014 a 21 Jun 2015; 15/16 - 1 Out 2015 a 19 Jun 2016). H18-24, H25-34 e H35-49 com payTV. ESPN.

 

3)     Fonte: Kantar IBOPE Media Brasil 15 mkts. Live. Aud% "BAS NBA VIVO" de acordo com os jogos da final, 2 a 19 Jun 2016. H18-49 com payTV. ESPN.

 

4)     Fonte: Adobe Omniture. Soma de Unique Visitors dos Feeds "ESPN-360 International" e "ESPN-Mobile Apps-360 International Apps". 2, 5, 8, 10, 13, 16 e 19 Jun 2016. Filtros: WatchESPN Brazil + ESPN Live/Replay/VOD.

 

5)     Fonte: Adobe Omniture. Key Metrics. Unique Visitors do Feed "ESPN-ESPN Brazil". 20 Jun 2016. Filtro: ESPN.com.br/NBA traffic.

 

6)     Fonte: Adobe Omniture. Video ID. Unique Visitors NBA vs. Total do Feed "ESPN-ESPN Brazil". 20 Jun 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado