Show com o gaúcho Gilberto Monteiro é exibido em dois episódios inéditos da série Sonora Brasil


O músico, que toca acordeom, se apresenta em trio, no dia 2/7, sábado, a partir das 19h30, no SescTV

Foto: Gambhira Photo Art

O músico gaúcho Gilberto Monteiro, conhecido por tocar acordeom de botão de oito baixos, é atração de dois episódios inéditos da série Sonora Brasil, que o SescTV exibe, na sequência, no dia 2/7, sábado, às 19h30 (parte 1) e às 20h (parte 2), com direção para TV de Romi Atarashi (assista também em http://sesctv.sescsp.org.br/avivo. Nascido na cidade de Santiago, interior do Rio Grande do Sul, numa família de músicos, Monteiro também é compositor e tem diversas de suas canções gravadas pelo sanfoneiro Renato Borghetti.

Monteiro lembra que tinha cinco anos quando seu pai começou a ensiná-lo a tocar em oito baixos. Dentre suas referências musicais estão o próprio pai e Tio Bilia. "Atualmente, no Rio Grande do Sul, tem grandes músicos e estão surgindo outros que tocam o instrumento", comenta. Renato Borghetti, Leonel Gomez e Renato Miller são alguns dos sanfoneiros citados por ele.

Apreciador de inovações musicais, Monteiro pondera, no entanto, que é preciso não se esquecer dos trabalhos dos cancioneiros tradicionais. "Eles deixaram uma bagagem linda e fizeram história não só na música, mas também na dança", fala.

Nos episódios do Sonora Brasil, o sanfoneiro se apresenta ao lado de Antônio Flores, no violão, e Fernando Moreira, na percussão. Eles tocam canções autorais de Monteiro, como a primeira gravada por ele e seu maior sucesso, Milonga para as Missões, que foi regravada por Renato Borghetti e outros artistas; Templo de Luz; e Pra Ti Guria. O trio apresenta ainda Xote Laranjeira, de Negro Laranjeira; Tio Bilia nos Oito Baixos, de Tio Bilia; e Nego da Gaita, de Ayrton Pimentel e Gilberto Carvalho.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado