A VANGUARDA PAULISTA E AS ARTES PLÁSTICAS NA SÉRIE “OS ANOS 80 ESTÃO DE VOLTA”

VivaViva


Episódio é destaque no VIVA, neste domingo, com depoimentos de Daniel Senise, Fausto Fawcett, Kid Vinil, Leda Catunda e Luiz Zerbini

O VIVA exibe no domingo, dia 26 de fevereiro, às 18h30, o décimo episódio da série "Os Anos 80 Estão de Volta". A edição aborda a Vanguarda Paulista e as Artes Plásticas da década de 1980, com depoimentos de André Klotzel, Angelo Venosa, Arrigo Barnabé, Chacal, Christiane Tricerri, Daniel Senise, Fausto Fawcett, Ícaro Martins, Kid Vinil, Leda Catunda, Luiz Tatit, Luiz Zerbini, Maria Juçá, Wandi Doratiotto, entre outros.

"Todos os grupos, o Rumo, o Premê e outros, o Arrigo [Barnabé], tínhamos a proposta de fazer uma música nova. Eram canções bem humoradas, que tinham um aspecto de crônica do dia a dia. Então, acabou sendo identificada a ideia de vanguarda, que não era o que estava rolando naquele momento nas rádios. Mudou realmente o panorama", explica Luiz Tatit, um dos fundadores da banda Rumo. Wandi Doratiotto opina: "Foi mais que um movimento, foi uma movimentação.".

A época foi extremamente efervescente para as artes plásticas brasileiras com o surgimento de artistas muito importantes e consagrados como Leonilson, Daniel Senise, Leda Catunda, Nuno Ramos e Luiz Zerbini. Nas ruas, uma  nova forma de arte chamava atenção: o grafite, com artistas que se tornaram referência como Alex Vallauri,  Rui Amaral e Carlos Matuck.

As performances também chamavam atenção, com nomes como Fausto Fawcett e Barrão. Boa parte dessa geração  se reuniu em um dos eventos mais marcantes da década: "Como vai você, Geração 80?", no Parque Lage, no Rio de Janeiro.

VIVA - Canal Globosat
"Os Anos 80 Estão de Volta" - inédito

Horário principal: domingo, dia 26 de fevereiro, às 18h30
Horários alternativos: sábado, dia 4 de março, às 6h30, 18h30 e 2h30; e domingo, dia 5 de março, às 18h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado