Série Incertezas Críticas, produzida pela GRIFA FILMES, entrevista o sociólogo Alain Touraine na próxima quarta-feira, 1º de março, na TV Brasil

 

Alain Touraine fala para Daniel Augusto (foto) sobre a crise do capitalismo
e o papel dos BRICS no atual contexto de transformações econômicas

 

O episódio inédito de Incertezas Críticas, que vai ao ar na TV Brasil nesta quarta-feira, 1º de março, às 21h30, entrevista o respeitado sociólogo francês Alain Touraine. A série é uma produção da GRIFA FILMES, com direção, roteiro, entrevistas e montagem do cineasta Daniel Augusto, direção de fotografia de Jacob Solitrenick, produção executiva de Fernando Dias eMaurício Dias.

Em 12 programas, Incertezas Críticas propõe uma reflexão sobre o mundo atual na visão de alguns dos mais importantes intelectuais. Cada episódio traz uma entrevista exclusiva filmada na casa ou escritório do pensador sobre temas como sociedade, economia, política, cultura, arte e comportamento. Os principais autores que analisam o mundo contemporâneo são o escritor argentino, naturalizado canadense, Alberto Manguel; o cientista político francês Dominique Moisi; o economista brasileiro Luiz Gonzaga Belluzzo; o urbanista norte-americano Mike Davis; o sociólogo francês Michel Maffesoli; o linguista e ativista norte-americano Noam Chomsky; o sociólogo norte-americano Richard Sennett; o historiador norte-americano Robert Darnton; o escritor paquistanês Tariq Ali; a ativista ambiental indiana Vandana Shiva; e o sociólogo polonês Zygmunt Bauman (1925-2017).

Programa de 1º de março- Alain Touraine

Alain Touraine começa o programa analisando a crise do capitalismo contemporâneo. Para o autor de livros dedicados à sociologia do trabalho e dos movimentos sociais, o problema está no capital sem função econômica e nas medidas que privilegiam salvar bancos e grandes companhias em detrimento do investimento na produção de bens. "Em busca de uma integração, os países da Europa aceitaram dar dinheiro para a Grécia", afirma sobre o medo de a crise de um país abalar os demais.

Conhecedor da América Latina desde a década de 50, quando fundou o Centro de Estudos para a Sociologia do Trabalho da Universidade do Chile, Touraine analisa o papel dos países agrupados como BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) no atual contexto de transformações. Para ele, esta denominação agrupa realidades muito diferentes entre as quais a China destaca-se economicamente. Mas Touraine reconhece também o potencial do Brasil e sua diversidade, que vai desde a produção de itens agrícolas, como o suco de laranja, até equipamentos avançados, como os aviões da Embraer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado