Festival 125 Anos de Cinema dedica mostra à Charles Chaplin no Telecine Cult




Charles Chaplin deixou um legado singular para cineastas e comediantes. O astro do cinema mudo, eternizado no papel do vigarista Carlitos ou O Vagabundo (The Tramp, na versão original) e lembrado por suas sátiras políticas e sociais, ganhou o Oscar Honorário duas vezes: em 1929 e em 1972. Chaplin não só atuou, mas também escreveu, produziu e dirigiu os próprios filmes, que ganham destaque no domingo (27), no Festival 125 Anos de Cinema. O especial, que vai até junho de 2021, narra a trajetória da sétima arte com mostras no Telecine Cult, aos domingos, e na plataforma de streaming.

Entre os títulos estão Carlitos Repórter (1914), que marca a estreia de Chaplin no cinema; Em Busca do Ouro (1925), longa pelo qual ele insistiu diversas vezes em ser lembrado; o clássico atemporal Tempos Modernos, produção na qual ele contracena com Paulette Goddard, que se tornou uma de suas esposas; O Grande Ditador, seu primeiro filme falado; e Monsieur Verdoux, indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original.


Os filmes integram a cinelist Festival 125 Anos de Cinema no streaming do Telecine, hub de cinema mais completo do país, que reúne mais de dois mil títulos em seu catálogo. Os primeiros 30 dias de acesso ao aplicativo de filme são gratuitos para novos usuários.

Festival 125 Anos de Cinema - Charles Chaplin

Carlitos Repórter (1914)
No Telecine Cult, dia 27, às 15h45


O vigarista Carlitos tenta conseguir fama e dinheiro como repórter. Para isso, ele rouba a câmera de um jornalista para entregar a foto como se fosse dele, o que gera uma perseguição hilária. O filme é a estreia de Chaplin como ator de cinema.

Direção: Henry Lehrman
Elenco: Charles Chaplin, Emma Clifton, Chester Conklin
EUA. 1914. Comédia. 13 min.
Link no Telecine


O Garoto
No Telecine Cult, dia 27, às 16h

Em uma atitude desesperada, uma mãe abandona seu filho com um bilhete em uma limusine. Quando o carro é roubado, o bebê acaba parando nas mãos do Vagabundo, que passa a criá-lo. Anos mais tarde, agora com condições financeiras, a mãe oferece uma recompensa para quem achar o garoto.

Direção: Charles Chaplin
Elenco: Charles Chaplin, Edna Purviance, Carl Miller
EUA. 1921. Comédia. 52 min.
Link no T elecine


Em Busca do Ouro
No Telecine Cult, dia 27, às 16h05


Carlitos tenta fazer dinheiro no Alasca durante a corrida do ouro americana. No entanto, ele acha muito mais do que isso: a amizade de McKay e o amor da bela bailarina Georgia.

Direção: Charles Chaplin
Elenco: Charles Chaplin, Mack Swain, Georgia Hale
EUA. 1925. Comédia. 71 min.
Link no Telecine


Luzes Da Cidade
No Telecine Cult, dia 27, às 18h50


O Vagabundo se apaixona por uma bela florista cega. Sabendo que ela e sua avó estão prestes a serem despejadas da casa onde moram, ele cria inúmeras formas de ganhar dinheiro para ajudá-las. Ao mesmo tempo, ele salva a vida de um milionário bêbado e ganha sua gratidão.

Direção: Charles Chaplin
Elenco: Charles Chaplin, Virginia Cherrill, Hatty Myers
EUA. 1931. Comédia. 86 min.
Link n o Telecine


Tempos Modernos
No Telecine Cult, dia 27, às 20h25


O operário de uma fábrica entra em colapso com a exploração durante a jornada de trabalho. Desempregado, ele tenta retomar sua vida após deixar o hospital, mas acaba se metendo em uma confusão quando a polícia acredita que ele é um protestante comunista.

Direção: Charles Chaplin
Elenco: Charles Chaplin, Paulette Goddard, Henry Bergman
EUA. 1936. Comédia. 86 min.
Link no Telecine


O Grande Ditador
No Telecine Cult, dia 27, às 22h


Um barbeiro judeu retoma sua rotina após a 1ª Guerra Mundial, na qual serviu no exército. Sem memória do que aconteceu e tendo sido hospitalizado por um tempo, ao sair ele descobre a ascensão do ditador Adenoid Hynkel, que acredita em uma nação ariana e passa a perseguir os judeus.

Direção: Charles Chaplin
Elenco: Charles Chaplin, Paulette Goddard, Jack Oakie
EUA. 1940. Comédia. 125 min.
Link no Telecine


Monsieur Verdoux
No Telecine Cult, dia 27, às 00h15


Após ser demitido, Monsieur Verdoux vê sua família em uma situação complicada: a mulher, presa a uma cadeira de rodas, e sua filha começam a passar necessidade. Desesperado, ele decide ir atrás de mulheres ricas para casar e matá-las de olho na herança.

Direção: Charles Chaplin
Elenco: Charles Chaplin, Mady Correll, Allison Roddan
EUA. 1947. Comédia. 124 min.
Link no T elecine

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELACIONAMENTO EXPLOSIVO DE CHANTEL E PEDRO É TEMA DE SÉRIE INÉDITA NO TLC

TLC ESTREIA QUARTA TEMPORADA DE “OS BUSBYS + 5”

SÉRIE INÉDITA DO TLC ACOMPANHA CASAIS QUE COMEÇARAM SUAS HISTÓRIAS DE AMOR DENTRO DA CADEIA