Juntaê constrói novo espaço infantil em praça de Heliópolis



Comunidade de São Paulo recebe a quarta praça entregue pela causa social adotada pelos canais Gloob e Gloobinho



Crédito: Edu Vianna



A comunidade de Heliópolis, em São Paulo, recebeu no último sábado (20/12) um novo espaço de brincar ressignificado pelo Juntaê, causa adotada em 2018 pela Unidade Infantil da Globo - canais Gloob e Gloobinho - e que visa promover a consciência coletiva e o valor da colaboração entre as crianças. Pela segunda vez atuando em uma comunidade, a iniciativa é realizada em parceria com o Erê Lab, através da Plataforma Coop-Erê - braço do Erê Lab responsável por conectar poder público e iniciativa privada com o objetivo de desenvolver o espaço urbano das comunidades voltados para infância. A plataforma recebe e faz a curadoria das propostas das comunidades para construção e/ou revitalização de espaços de brincar e, dessa vez, Heliópolis foi a beneficiada pelo Juntaê em 2020. O desenvolvimento e construção do espaço de brincar do "Parque da Praça Santa Ediwiges" contou ainda com a colaboração dos moradores a fim de dar luz às necessidades locais. O novo espaço de brincar irá impactar cerca de dez mil crianças ao longo de um ano.

Para ressignificar o espaço de brincar, a parceria e o envolvimento da comunidade foram essenciais. No total, 48 crianças e adolescentes se engajaram em atividades desenvolvidas para gerar um sentimento de pertencimento com o novo espaço. Os jovens participaram de um concurso literário para estampar uma placa com a história do local e as crianças foram convidadas a fazer desenhos que representassem atividades que elas gostariam de fazer ao lado dos amigos na nova praça. Além disso, a UNAS, Associação de Moradores da região, composta por 720 pessoas, contribuiu ativamente no projeto.

A inciativa traz o conceito do livre brincar para dentro do espaço urbanizado de Heliópolis. A renovação da praça entrega ainda mais mobilidade com a ampliação da área e construção de uma rampa de acesso. Além disso, as crianças da comunidade poderão se divertir em equipamentos de brincar para todas as faixas etárias, como: uma Apoteose com escorrega, um Circuito Aventura Cidade do Sol com diferentes propostas de movimentos do brincar, e ainda uma Vitória Régia acessível, que rotaciona, girando 360 graus.

"Dois anos após a entrega das primeiras praças, percebemos o amadurecimento da nossa causa e a necessidade crescente de contribuir para o 'livre brincar', que é um conceito fundamental para o desenvolvimento das crianças. É com muita alegria que, em 2020, Heliópolis recebe o nosso quarto espaço de brincar ressignificado. E pelo segundo ano consecutivo, o projeto atende uma grande comunidade. Tivemos a grata surpresa de encontrar uma população local engajada no poder da colaboração e no nosso projeto, que é a materialização dos valores do Gloob e uma semente capaz de gerar transformação. Essa nova iniciativa tem tudo para ser uma experiência incrível e, assim, nos incentivar ainda mais no desejo de multiplicar o propósito 'Juntaê'", declara Luciane Neno, gerente de Marketing e Plataformas Digitais da Unidade Infantil da Globo.

A iniciativa acontece mais uma vez em parceria com o Erê Lab - empresa de criação e desenvolvimento de objetos de diversão, interagir e participar, que encorajam o livre brincar. Além das obras na praça para assegurar diversão e segurança aos pequenos, a equipe do Coop-Erê também será responsável por capacitar os moradores da comunidade para que, juntos, possam realizar a conservação do espaço, a partir de um kit manutenção que será doado e está inserido dentro da metodologia Coop-Erê.

"Partimos de conversas com a comunidade e do conceito de Cidade Sol (Hélio=Sol, Pólis=Cidade). Projetamos raios solares que cortam a praça e iluminam o território. Um espaço inclusivo. Esse é um território construído a várias mãos, em um espaço que não possuía um propósito de uso. Isso se chama criação do território da criança e é uma ação que gera muito valor. É um espaço para se observar de cima para baixo, como o sol, para ver as crianças crescerem saudáveis de baixo para cima, como a natureza. Estamos muito satisfeitos com mais essa parceria com o Juntaê, que é feita por pessoas e empresas que acreditam na transformação de nossa sociedade através da união de todos os atores envolvidos", comemora Roni Hirsch, Sócio e Diretor Criativo do Erê-Lab.

Desde o lançamento da causa Juntaê, em 2018, já foram entregues 3 praças: no Rio de Janeiro, no Bairro Peixoto (2018), em São Paulo, no Parque Buenos Aires (2018) e em Paraisópolis (2019). Desde o início de dezembro, os projetos sociais dessas comunidades e redondezas podem receber doações através da plataforma Pra Quem Doar, da Globo (https://redeglobo.globo.com/Responsabilidade-Social/para-quem-doar/). Os projetos sociais Ballet Paraisópolis, Orquestra Filarmônica da Paraisópolis, Pró-saber SP (Paraisópolis, SP), Casa da Amizade (Paraisópolis, SP), Instituto Tiago Camilo (Heliópolis, SP) e UNAS (Heliópolis, SP) já estão na plataforma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado