Canal Arte1 apresenta o concerto Beethoven-Fest, da Osesp, no Natal


Arte1 exibe na próxima segunda (25/12), às 14hBeethoven-Fest, o último concerto da temporada 2023 da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). O especial de Natal, com quatro horas de duração, conta também com duas edições do programa Falando de Música, para o telespectador mergulhar na obra do artista.

 

O Beethoven-Fest é a recriação da Osesp, na Sala São Paulo, do concerto épico apresentado por Beethoven na Viena de 1808. Os músicos da Osesp, divididos em dois grupos diferentes, tocam programas distintos e transportam o público para mais de 200 anos atrás. É o "concerto de todos os concertos".

 

Jorge Almeida, professor de teoria literária na USP (Universidade de São Paulo) e de redação e crítica musical na Academia da Osesp, explica durante o especial como as guerras e as revoluções afetaram a obra do artista e também como foi idealizado e realizado o concerto que se tornou um marco na história da música.

 

Nas edições dos programas Falando de Música, que antecedem a exibição do concerto revolucionário no Arte 1, Jorge Almeida, o regente Thierry Fischer e o violoncelista Gautier Capuçon detalham as várias obras que compõem o Beethoven-Fest. Eles comentam porque o concerto é uma experiência extramusical.

 

A proposta do Beethoven-Fest surgiu na Osesp porque o Ciclo Beethoven de 2020 foi feito em condições complicadas em razão da pandemia. Agora, a Osesp reproduz o mesmo programa que Beethoven fez quando estreou suas 5ª e 6ª Sinfonias.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

Imersão internacional