TV CULTURA EXIBE DOCUMENTÁRIO COM HISTÓRIAS INÉDITAS DA POLÍTICA DE SÃO PAULO

Divulgação TV Cultura



 

 

 

 

EM "OFÍCIO: VEREADOR", EX-PARLAMENTARES RELEMBRAM FATOS POUCO CONHECIDOS DA CÂMARA MUNICIPAL. VAI AO AR NESTA QUINTA-FEIRA (21), ÀS 23H
 


Nesta quinta-feira (21/12), às 23h, a TV Cultura exibe o documentário inédito Ofício: Vereador, coprodução da emissora com a TV Câmara. A obra explora histórias pouco conhecidas da Câmara Municipal de São Paulo, contadas por ex-parlamentares que passaram pela casa em períodos marcantes para a cidade e para o país, como o movimento das Diretas Já, a CPI da Máfia dos Fiscais e o incêndio do Edifício Joelma – que levou à modernização do código de obras do município pela câmara.
 

Dentre os entrevistados, estão figuras conhecidas da política paulistana e brasileira: Luiza Erundina, José Eduardo Cardozo, Aldo Rebelo, Andrea Matarazzo, José Aníbal, Marcos Cintra, João Carlos Meirelles, Flávio Bierrenbach, Pedro Dallari, Eduardo Suplicy, Walter Feldman, o atual prefeito Ricardo Nunes e muitos outros. Eles revelam detalhes da atuação da Câmara durante as gestões de prefeitos como Mario Covas, Jânio Quadros – que chegou a considerar a possibilidade de renunciar ao cargo, assim como fez no papel de Presidente da República -, Paulo Maluf, Celso Pitta, Marta Suplicy, José Serra, Gilberto Kassab e Fernando Haddad.
 

Os depoimentos foram concedidos ao programa Vossa Excelência, a Memória, apresentado pela jornalista Viviane Cezarino e veiculado pela Rede Câmara São Paulo desde 2021. Sobre as falas coletadas pelo programa, Cezarino diz: "Comecei a perceber nas entrevistas que, sem o peso dos mandatos, os ex-vereadores se abriam para contar bastidores que praticamente moldaram a história política e eleitoral de São Paulo, como o fato da Câmara Municipal ter sediado e participado intensamente da campanha pelas Diretas Já e episódios de racismo contra o ex-prefeito Celso Pitta durante as apurações da CPI da Máfia dos Fiscais de 1999, por exemplo".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado