Documentário aborda as dificuldades de quem vive no semiárido brasileiro


Um de Cada Dez, de Mário Kuperman, estreia em 8 de maio, às 20h, no SescTV

 

Confira teaser em: https://www.youtube.com/watch?v=12GR2SkIsdE

 

O cotidiano dos habitantes da região semiárida do Brasil que têm suas vidas afetadas pelo clima e pelas promessas de concretização das obras de transposição do rio São Francisco é tema do novo documentário de Mário Kuperman, Um de Cada Dez, que o SescTV estreia no dia 8/5, sexta-feira, às 20h.

 

Mais de 20 milhões de pessoas – um em cada dez brasileiros – habitam o semiárido do país, região que compreende os Estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, além do norte de Minas Gerais. A partir de histórias e depoimentos, o filme questiona os interesses que opõem poder público, latifundiários e moradores da região.

 

Mário Kuperman constrói um desenho poético social a partir de imagens do território, entre vegetações típicas e açudes. Costura elementos através de narrativas que levantam questões conflituosas, propondo uma reflexão sobre desigualdades de natureza econômica e social. "Não é só ausência de chuva o grande fator limitante da produção na região semiárida", narra uma das vozes em off do documentário. "O grande fator limitante é a distribuição dessas chuvas. Estiagem é um fenômeno cíclico e previsível. Seca é o despreparo dos técnicos, dos pesquisadores, dos gestores, da população frente à estiagem. Seca é uma convulsão social."

 

Por muito tempo a região foi considerada imprópria para agricultura, devido à escassez de chuva e ao calor intenso. A partir dos anos 1960, o clima semiárido passou a ser estudado e comprovou-se a possibilidade de cultivar alimentos nesse solo, através da implantação de sistemas de irrigação. Essa alternativa desenvolveu a agricultura familiar de subsistência, especialmente no cultivo de frutas, verduras e hortaliças, e até possibilitou o comércio de tais alimentos. Mas como o acesso à água na região ainda é caro e disponível para poucos, ele acentua desigualdades.

Para contornar essa situação, o projeto de transposição do rio São Francisco foi criado, propondo o desvio em seu curso para levar água a locais de difícil acesso, com a construção de canais especiais e o bombeamento de água. Entretanto, apesar dos benefícios, o projeto também apresenta falhas de planejamento, atrasos, problemas técnicos, desinformação e burocracias.

 

Um de Cada Dez dá voz a moradores e discute o impacto socioeconômico na região, além da transformação do rio em fonte de energia elétrica e sua consequente descaracterização, em prol do desenvolvimento do semiárido.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado