Reflexões sobre fatos históricos do Brasil são tema da série Na Sombra da História



Composta por 13 episódios, nova série de João Batista de Andrade estreia dia 11 de maio, às 20h, no SescTV

 

Confira teaser em: https://www.youtube.com/watch?v=P39EumFgZ3o

 

O documentarista João Batista de Andrade marca sua volta à direção audiovisual com a série Na Sombra da História. No programa, o diretor propõe aleatoriamente a brasileiros nas ruas a leitura de passagens marcantes da História do Brasil, e, a partir dos textos lidos, convida os entrevistados a analisar tais acontecimentos com base em suas próprias bagagens culturais e no contexto sociopolítico-econômico atual. A série estreia no SescTV no dia 11 de maio, às 20h, com exibições semanais.

 

Segundo Andrade, a série propõe um retorno ao passado para, além de tentar entendê-lo, descobrir o significado da história brasileira para as pessoas que vivem o hoje. "Como se a gente trouxesse o passado para o presente para ver como as pessoas se relacionam com aquilo e como o passado interfere em suas vidas". Nesse novo trabalho, o diretor busca problematizar a visão popular e a historiografia oficial; para isso, abre mão de créditos e identificações dos entrevistados, a fim de equilibrar o peso dos depoimentos de especialistas e leigos.

 

No episódio de apresentação, o cineasta introduz elementos da realidade para captar o resultado dessa intervenção por meio de diálogos com historiadores e a interação com pessoas no centro de São Paulo, a partir da leitura de textos sobre história e trechos de filmes que revelam como fatos históricos são vistos pela sociedade hoje.

 

Entrevistado, o historiador Marco Aurélio Nogueira lamenta que nossa sociedade não seja rica em memória e diz acreditar que estamos vivendo um momento de empobrecimento da memória histórica dos povos. "É gravíssimo o fato de as pessoas não terem memória dos líderes e das lutas sociais, é como se elas não se vissem como parte da construção social", opina.

 

Na Sombra da História é baseada no cinema documentário de Andrade, classificado pela crítica como "Cinema de Intervenção", no qual o diretor introduz elementos na realidade para captar o resultado, sempre revelador, dessa intervenção. Seu estilo intervencionista foi apresentado ao público em 1967, com o filme Liberdade de Imprensa, censurado pelo regime militar em 1968. Entre seus outros trabalhos se destacam as ficções O Homem que Virou Suco, A Próxima Vítima, O país dos Tenentes e O Tronco, além dos documentários A Greve! e Vlado, Trinta Anos Depois, sobre seu amigo Vladimir Herzog.

 

Nascido em 1939, João Batista de Andrade, além de escritor, roteirista e diretor, foi secretário estadual de Cultura de São Paulo, entre 2005 e 2006. Desde 2012, é presidente da Fundação Memorial da América Latina.

 

A série Na Sombra da História é composta por 13 capítulos de 26 minutos que discutem diversos temas da história brasileira, do Descobrimento do Brasil até os anos 1932. Os episódios A Escravidão, A Inconfidência Mineira, Dom João VI, A independência, A República, As Revoltas Populares, A Urbanização, A Semana de Arte Moderna, O Tenentismo, A Revolução de 30, A Revolução de 32 e História e Memória vão ao ar sempre às segundas-feiras, às 20h, no SescTV. Confira a programação.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado