Fernando Rodrigues é o novo reforço do Canal Rural


                                               

 

                               

 

 

 

 


Jornalista chega para ser o analista de assuntos políticos na emissora

 

 

 

O Canal Rural apresenta reforço de peso para sua equipe. Um dos mais respeitados jornalistas investigativos do País, Fernando Rodrigues é a nova contratação da empresa. Com passagens importantes por SBT e Folha de S.Paulo, Rodrigues chega para ser o especialista de política do canal e, a partir da próxima semana, participará dos programas Mercado & Cia, às 13h, e Rural Notícias, às 19h. Trará informações e análises sobre os assuntos relacionados ao poder no Brasil.
     "Fernando Rodrigues é um dos nomes mais respeitados do jornalismo no Brasil. A contratação integra as iniciativas de fortalecimento jornalístico da emissora e complementa o projeto editorial da sucursal em Brasília. Já possuímos grande equipe no local e, agora, passamos a contar com um analista reconhecido pela profundidade na apuração de dados relacionados à política brasileira", declara Júlio Cargnino, diretor de Conteúdo do Canal Rural.
       Há 30 anos na profissão, Rodrigues passou por veículos de relevância nacional e produziu trabalhos de importância mundial. Neste ano de 2014, foi o primeiro jornalista do Brasil a investigar o caso das contas secretas de brasileiros na agência do HSBC em Genebra, na Suíça. "É uma honra poder trabalhar no Canal Rural e falar para audiência tão relevante no Brasil. Espero estar à altura do desafio de informar, analisar e interpretar os fatos mais relevantes do poder e da política de forma direta e isenta", afirma.


Carreira

Desde 2000, Fernando Rodrigues mantém o mais antigo Blog de política (http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/) em funcionamento no país, hospedado no portal do UOL. Em 2007, passou fazer análises políticas diárias na Rádio Jovem Pan, de São Paulo, no "Jornal da Manhã" da emissora. Trabalhou no jornal Folha de S. Paulode 1987 a 2014, onde desempenhou as funções de repórter, editor, colunista, correspondente em Nova York, Tóquio e Washington. Foi analista político do SBT em 2010 e 2011.
        Rodrigues é membro-fundador da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), criada em 2002. Foi diretor da entidade sucessivas vezes e presidente no biênio 2010-2011. Desde 2014, é membro do Conselho de Curadores.
     Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, de São Bernardo do Campo (SP), Rodrigues tem mestrado em jornalismo internacional, pela City University, de Londres, no Reino Unido.

 

Prêmios

Rodrigues ganhou quatro Prêmios Esso (1997, 2002, 2003 e 2006). A primeira premiação, em 1997, foi com a série de reportagens sobre a compra de votos para a aprovação da emenda da reeleição. Outros prêmios incluem o Líbero Badaró deWebjornalismo (2002) e o Prêmio para Internet da Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano (2002), que foi criada pelo escritor colombiano Gabriel García Márquez. Em 2006 e 2007, ganhou uma bolsa de estudos da Fundação Nieman para Jornalismo, na Universidade Harvard, nos Estados Unidos.

 

Obras

Os Donos do Congresso - A Farsa na CPI do Orçamento (Prêmio Jabuti de livro-reportagem em 1993), co-autor, junto com os jornalistas Gustavo Krieger e Elvis César Bonassa

Racismo Cordial - 1994, ed. Ática. Rodrigues escreveu o texto de introdução neste livro que contém artigos de vários autores.

Políticos do Brasil - 2006, ed. PubliFolha (Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa em 2006)

 

                                                                                                   Fernando Rodrigues - Foto/Sérgio Lima



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado