Especial ‘Expedição África do Sul: o país da Copa’ estreia neste domingo
A África do Sul e suas riquezas culturais, diversidades, natureza, população, questões sociais, políticas e econômicas e suas possíveis soluções. É o que a nova série especial da Globo News "Expedição África do Sul: o país da Copa", desvendará a partir deste domingo, dia 11.
Formado por seis episódios, o especial apresentado pela repórter Heloísa Gomyde vai mostrar de perto as principais características e peculiaridades do país anfitrião da Copa do Mundo de 2010. A expedição passou pelas cidades de Johanesburgo, Cape Town, Stellenbosch, Durban e pelas aldeias de Mvezo e Qunu, no interior do país. Em 14 dias de gravação, a equipe de reportagem visitou, entre outros locais, Robben Island, o distrito de Soweto, o Kruger Park, o museu do Apartheid, o Cabo da Boa Esperança, a vinícola Asara e o presídio onde ficou detido o líder sul-africano Nelson Mandela.
Diante da triste realidade na favela Kayelistsha, casos de esperança e solidariedade: no país com o maior número de infectados pelo vírus HIV, a equipe conheceu o belo trabalho da médica brasileira Camila, que cuida dos doentes e se mostra bastante à vontade no ambiente de calamidade; e Gilles, um jovem belga do programa "Médicos Sem Fronteira" que já percorreu todo o país com o único objetivo de ajudar pessoas.
Entre os entrevistados que cruzaram o caminho da equipe da Globo News, estão também Sibongile Khumalo e Hugh Masekela, músicos que foram ativistas na luta contra o Apartheid; Christo Brand, carcereiro de Nelson Mandela e colega dele até hoje, que aproveitou para contar detalhes da época em que o ativista esteve preso; Greg Marinovich, um ganhador do prêmio Pulitzer de fotografia; Chester Williams, o único jogador de rugby que não era branco no time que ganhou a Copa do Mundo, em 1995, e cuja história inspirou, mais tarde, o filme "Invictus", de Clint Eastwood; e Carlos Alberto Parreira, atual técnico da seleção sul-africana de futebol.
"A África do Sul é um país repleto de contrastes. Não parávamos de nos surpreender com tudo o que víamos à nossa volta. O povo sul-africano é muito alegre e adora dar entrevista, falar dos novos tempos que eles acreditam ter chegado para o país. Sentimos claramente que a África do Sul é um país em construção", conta a repórter Heloísa Gomyde.
O especial "Expedição África do Sul: o país da Copa", editado por Cristina Aragão, estreia neste domingo, dia 11, às 23 horas, na Globo News. Os cinco episódios seguintes serão exibidos nos próximos domingos, também a partir das 23 horas.
Foto 1: A editora Cristina Aração; a produtora Marta Reis, de Johanesburgo; e a repórter Heloísa Gomyde, na Cidade do Cabo.
Fotos 2 e 3: Repórter Heloísa Gomyde, apresentadora da série, na Cidade do Cabo.
Crédito: Divulgação Globo News/ Marta Reis
Comentários
Poderiam dar os creditos da trilha sonora deste especial?!
Grata
Tente entrar em contato direto com o site do canal GloboNews http://globonews.globo.com que eles devem saber lhe informar melhor.