TV5Monde Estréia Documentário em quatro partes: "Chirac"



SEG 12 – 13h00
ESTREIA - CHIRAC
Biografia histórica
França, 2006
Duração: 4 X 52 min

Direção: Patrick Rotman, 2006

Em quatro partes, o percurso político de Jacques Chirac, o último dinossauro da política francesa

Os episódios
1/4 Os anos de aprendizado
O presidente da República Jacques Chirac, 74 anos, é o último dinossauro da política francesa. Pela longevidade excepcional de uma carreira que percorre a Va. República, pela conquista do poder supremo que terá exercido durante doze anos, por sua hegemonia à frente da direita francesa, a vida de Jacques Chirac é incomum. Nascido em 29 de novembro de 1932 em Paris, de pai bancário e de mãe dona de casa que mima seu filho único, Jacques Chirac entra aos 18 anos para a faculdade de Ciências Políticas, onde conhece Bernadette de Courcel. Depois da Escola Nacional de Administração, a reputada ENA e o serviço militar, em novembro de 1962, ele integra o gabinete de Georges Pompidou no Matignon, onde conhece Pierre Juillet, que se torna seu mentor. Eleito deputado de Corrèze em 5 de março de 1967, entra para o governo.

2/4 O tempo das conquistas
Eleito pela primeira vez deputado de Corrèze em março de 1967, Jacques Chirac entra para o governo como secretário de Estado do Trabalho. É o começo de uma carreira ministerial ininterrupta, sucessivamente na Economia, Agricultura e no Interior. Em 1974, Chirac torpedeia a candidatura de Chaban-Delmas e torna-se o Primeiro-ministro de Valéry Giscard d'Estaing. Mas rapidamente, a coabitação revela-se difícil entre os dois homens. Em agosto de 1976, Chirac pede demissão e cria o RPR (Réunion pour la République), determinado a reconquistar o Eliseu. Eleito prefeito de Paris, ele contribui para a derrota de Giscard face a Mitterrand quando das eleições presidenciais de 1981. Doravante, na direita, o campo está livre...

3/4 As delícias do poder
Com Mitterrand no Eliseu, Chirac se posiciona como o incontornável chefe da oposição. Em 1986, a oposição de direita ganha as eleições por uma margem pequena. Mitterrand convida Chirac para Primeiro-ministro. Depois de dois anos de uma coabitação levada na queda de braço, François Mitterrand é reeleito em 1988. Após um momento de abatimento, a máquina Chirac volta a funcionar. Quando do plebiscito sobre Maastricht, ele se posiciona pelo sim, contra a imensa maioria de seu partido. Em março de 1993, a oposição liderada por Chirac leva uma vitória acachapante. Balladur se torna Primeiro-ministro. Os dois amigos de trinta anos tornam-se inimigos implacáveis. Em 1995, Chirac é eleito Presidente da República: trinta anos de vida política atingem seu objetivo.

4/4 Os demônios do poder
1995. Jacques Chirac ocupa o Eliseu. Ele nomeia Juppé para o Matignon, mas em 21 de abril de 1997 ele dissolve a Assembleia Nacional. Lionel Jospin é feito Primeiro-ministro. Uma nova coabitação começa. Os sete anos são pautados por vários dossiês envolvendo Chirac, presidente com passado de prefeito de Paris e de presidente do RPR. Candidato à reeleição, Jacques Chirac vence em 2002 com unanimidade nacional, com mais de 80% dos votos contra Jean-Marie Le Pen. Ele se opõe à guerra no Iraque, mas depois do fracasso do plebiscito sobre a constituição europeia, o fim do reino fica difícil.

LEGENDAS EM FRANCÊS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado